segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Por que se cadastrar com os ACS?


O cadastramento das famílias é feito pelo agente comunitário de saúde(ACS) coma intenção de conhecer melhor a área em que vai trabalhar.
neste cadastramento ele irá conhecer a família que passará a acompanhar em visitas domiciliares. o cadastro é importante para se conhecer o indivíduo e sua família através da coleta de dados pessoais. 
Na ficha de cadastro existem informações de grande importância para a equipe de saúde, como as condições de moradia e saneamento.
Com base nessas informações, a equipe responsável pelo acompanhamento da família pode planejar melhor suas atividades de promoção e prevenção de saúde, respeitando as condições de vida, moradia, seus hábitos e costumes.



Visitas Domiciliares

A  visita domiciliar é a atividade mais importante da rotina de trabalho dos nossos agentes comunitários. É através dela que eles vão desenvolver a maior parte das suas atribuições.
Ao visitar uma família, o agente utiliza a técnica da entrevista que é como uma conversa entre duas ou mais pessoas.
Eles sempre planejam suas ações, vendo os detalhes. Tentando responder algumas questões como:
  1. Qual o principal objetivo da visita?
  2. O que ocorreu na última visita?
  3. Qual o melhor horário para fazer a visita?
  4. Como é essa família?
  5. Quais as suas principais dificuldades com relação à saúde?
Sempre atentos para o seguinte:
  • Ter claro o motivo da visita e informar aos moradores sobre o porquê da mesma, sua utilidade e importância.
Quando visitam uma família pela primeira vez, nossos agentes antes de qualquer coisa, fazem sua  a sua própria  apresentação: dizendo o seu nome, o trabalho que você faz, a importância que eles representam para saúde e para a vida das pessoas, a instituição a que pertence e o motivo da visita.
Verificam, também se podem ser recebidos naquele momento.
Procuram sempre saber o nome de algum integrante da família visitada, pois é uma demonstração de interesse e respeito pelas pessoas.
Escolhem um bom horário e definem o tempo de duração da visita. Isto não quer dizer que não se possa mudar o horário ou ficar mais um tempo na residência quando se fizer necessário.
Durante a visita eles tem sensibilidade para saber se as pessoas querem ou não conversar mais um pouco, ou se é necessário reforçar alguma orientação ou informação, ou demonstrar algum procedimento.
Sempre valorizando os costumes, as crenças, o modo de ser, os problemas e os sentimentos das pessoas. Com isso, o agente estará conquistando confiança e respeito.
Antes de começar a falar do assunto específico eles conversam sobre assuntos de interesse dos moradores, como trabalho, a casa, as crianças, etc...Só pedindo informações que tenham sentido e explicando o porquê das respostas e para que elas vão servir.
Encaramos a conversa com os moradores como uma oportunidade para ensinar e aprender. É bom fazer perguntas, não só para conseguir informações, mas também para introduzir novos conhecimentos e para levar as pessoas a pensarem e agirem de modo diferente.
Nas visitas os agentes tem a atitude permanente de observação. Há muitas formas de observar uma mesma situação que vão depender de como o agente tenha aprendido a indagar, a descobrir o verdadeiro, a aprofundar o sentido das coisas que nem sempre são suas.
Em uma visita ou encontro, não deve significar somente um contato superficial para o observador, deve ser o início de um compromisso. Por isso, é importante olhar muito, escutar e ouvir. E compartilhar, e conviver com meio físico e humano, isto que  é participação ativa.





Acompanhamento

Após o cadastramento das famílias feito pelo agente comunitário de saúde (ACS) para apuração dos dados necessários a fim de ser realizar um trabalho de acordo com as maiores necessidades da comunidade, dá-se  início ao acompanhamento das famílias através de visitas domiciliares. 
Essas visitas são contínuas e sempre feitas pelo mesmo agente comunitário, nelas são dadas orientações para prevenção de doenças, acompanhamento de tuberculose, hipertensão, diabetes, mulheres grávidas, bebês, idosos, ou seja, da família como um todo.
O agente comunitário é uma ligação entre a comunidade e os profissionais de saúde, porque ele repassa as informações, queixas e problemas encontradas para sua equipe a fim de tentar encontrar uma solução.
Por isso, o trabalho do agente comunitário é muito importante para o funcionamento do Programa Saúde da Família.
Tendo em vista que o Programa Saúde da família trabalha com prevenção de doença e promoção de saúde, o acompanhamento feito pelo ACS transforma os hábitos e costumes da comunidade.

Por que ouvir é importante?


Ouvir é importante no trabalho de qualquer pessoa, mas é vital no trabalho dos agentes. A maioria das pessoas é, inconscientemente, má ouvinte. Qualquer que seja a causa, falta de interesse, distrações, problemas pessoais, impaciência ou desacordo com o interlocutor. Ouvir mal, impede um bom desempenho na comunicação. Muitas instruções, pedidos, opiniões, orientações, são perdidas por não ouvirmos corretamente.
É impossível descobrir as necessidades de uma pessoa sem compreender o que ela deseja. Da mesma forma dentro da instituição, um chefe não pode passar suas instruções a menos que ele seja ouvido e compreendido.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3427-5903

Tecnologia do Blogger.