quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Fortes Chuvas causam tragédia em Vilar Carioca




Hoje no Período da tarde  uma  usuária ligou para Acs Ana Claudia Gevigier pedindo socorro, pois sua casa estava alagada e ela não consegui sair, Acs estava em horário de almoço e tentou entrar em contato com colegas na Unidade, Não conseguindo ligou para Acs Suleima para pedir ajuda no CMS. Indo pela Dicurana perguntou aonde ficava a rua da Travessa São Jorge. Encontrou a usuária  com água até o joelho, as crianças estava na casa da irmã nos fundos.


Os Moradores conseguiram colocar seus móveis no alto de suas casas, sendo que uma estava correndo risco de desabar, pois esta com rachaduras.
Todos foram orientados para sairem de suas casa, pelo alto risco de doenças, conseguimos tirar as crianças segundo a usuária as crianças iriam para a casa da sua filha em paciência em Três Pontes. Conseguimos convencer os usuários desta rua que se encontravam alagados há ir para nossa Unidade de Saúde, tiveram ajudar para sensibilizar os moradores: ACS Gevigier, Hevlyn, Haroldo, Suleima, Roberto Porteiro, Marilza serviço gerais, TSB Nelson.


 As famílias eram composta por:

1ª Familia de - 1 Adulto, 2 Adolescentes, 3 Crianças, 1 Bebê. 
2ª Família de - 2 Adultos, 1 Adolescentes e 1 Bebê.

Apesar de todas as orientações os outros moradores não quiseram sair de perto de suas casas, mesmo correndo risco foram para casa dos parentes próximos ou vizinho, o medo dos moradores e perder mais coisas do que a água já tinha levado. Todos tinham medo do furto por parte de deixar suas casa vazias.

Desde da casa dos Assistidos Acs Gevigier tentou ligar para  o NUDEC que a orientou a ligar para o corpo de Bombeiro, sendo que ao mesmo tempo a Acs Patrícia também falava com a NUDEC e avisaram que vireiam, a Gerente Aline ligou para Defesa Civil e teve a informação que mandariam um Assistente Social para Avaliar e conversar com as famílias.

9ª CAS – Campo Grande - CREAS Zilda Arns Neumann

Endereço: Praça José Euzíbio, s/nº

Bairro: Campo Grande
Tel.: 3394-1049/ 2392-4450


Vieram a nossa Unidade profissionais da 9ª Cas - Assistente Social Karla Mônica, Educador social Edjorge com o Motorista Ricardo. 

A assistente Social orientou a todos sobre o funcionamento dos Abrigos Sociais, e de como eram os deslocamentos. Os Assistentes presentes conseguiram para as famílias todo suporte para saírem de casa, dando a eles colchões, e roupa de cama para cada família. Orientou os  quanto os benefícios aos que o Bolsa Família tem a proporcionar a pessoas que se encontram e risco. Aguardamos até o momento a Profissionais da Defesa Civil para notificar as famílias.


A principal novidade do Pronatec é a criação da Bolsa-Formação, que permitirá a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação. Oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social, esses cursos presenciais serão realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o SENAI.

Inscrições pelo site:http://www.pr.senai.br/pronatec/Research19965content170834.shtml
O programa Primeira Infância Completa (PIC) da Secretaria Municipal de Educação, em parceria, com as Secretarias Municipais de Saúde e Defesa Civil e Assistência Social, tem como objetivo atender aos sábados crianças (de seis meses até 3 anos e 11 meses) que ainda não estão matriculadas nas creches da rede municipal. o programa foi vinculado ao Cartão Família Carioca, política social da Prefeitura do Rio, que complementa a renda de beneficiários do Bolsa Família, atendendo assim à parcela de maior vulnerabilidade social.

Critérios de Prioridades Estabelecidos na Portaria de Matrícula

- Criança cuja família seja beneficiária do Cartão Família Carioca;
- Criança cuja família esteja inscrita no Programa Bolsa Família;
- Criança com deficiência;
- Criança ou familiares vítimas de violência doméstica;
- Criança ou alguém do núcleo familiar acometido por doença crônica;
- Criança com alguém do núcleo familiar que faz uso abusivo de drogas;
- Criança com alguém do núcleo familiar que seja presidiário ou ex-presidiário;
- Ter irmão (a) gêmeo (a) que está sendo inscrito na creche;
- Criança que esteja relacionada na lista de espera da creche para 2011;
- Criança que freqüenta o programa Primeira Infância Completa (PIC), com mais de 85% de presença;
- Ser filho de adolescente, no momento da inscrição.

 Site:http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=131779



Brasil Carinhoso, que tem o objetivo central de beneficiar em torno de 2 milhões de famílias que tenham crianças de até 6 anos em sua formação. O programa Brasil Carinhoso integra o Bolsa Família, e visa atender famílias que se encontram em extrema pobreza, que chegam a somar 50% do total de pessoas que se encontram nessa situação de extrema pobreza, cuja renda mensal geralmente é inferior a R$ 70,00 reais. A seguir, confira mais informações sobre como fazer a inscrição no Brasil Carinhoso.


Sobre as Inscrições no Brasil Carinhoso
Detalhes sobre as Inscrições do programa Brasil Carinhoso serão divulgadas em breve. Porém, já se sabe que as Inscrições serão feitas fazendo integração com as famílias que já possuem o Bolsa Família. Para detalhes sobre o Bolsa Família, acesse:www.mds.gov.br/bolsafamilia
Já possuindo o Bolsa Família o cadastro no Brasil Carinhoso é rápido e fácil, tornando a inscrição mais segura e tranquila.

Contato

0800 707 2003 bolsa.familia@mds.gov.br
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc)Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
SEPN 515 – Bloco B – Edifício Ômega – 5º andar
CEP 70770-502 – Brasília/DF
0800 707 2003
bolsa.familia@mds.gov.br.  





0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3427-5903

Tecnologia do Blogger.