Vamos conhecer um pouco da Biologia Feminina
A estrutura do órgão reprodutor feminino
O Ciclo Menstrual
O ciclo menstrual inicia-se no primeiro da menstruação, dura em média 28 dias e termina no primeiro dia da menstruação seguinte. Algumas mulheres têm períodos mais curtos de até 21 dias enquanto outras possuem períodos mais longos, indo até 35 dias. Mulheres adolescentes com menarca recente podem ter ciclos de até 45 dias, uma vez que seu sistema reprodutor ainda está amadurecendo. O mesmo prolongamento pode ocorrer com mulheres próximas da menopausa, quando já começa a haver sinais de falência dos ovários.
- Fase folicular
A fase folicular começa no primeiro dia da menstruação, ou seja, no primeiro dia do ciclo. No início desta fase, os hormônios estrogênio e progesterona estão baixos e o útero está menstruando, apesentando uma parede (endométrio) bem fina. O ovário nesta fase está em repouso.
- Fase Lútea
- Corpo lúteo
Logo antes da ovulação, as células ao redor do folículo ovariano, sob influência do LH, começam a formar o corpo lúteo, estrutura responsável pela produção de estrogênio e, principalmente, progesterona. Quando a mulher ovula, o óvulo é liberado em direção às trompas, permanecendo apenas o corpo lúteo no ovário.
- Período fértil
Homens com sêmen de pior qualidade podem ter espermatozoides que sobrevivam menos tempo, reduzindo assim, o período da janela fértil. O período de maior chance de fecundação ocorre quando há coito 1 ou 2 dias antes da ovulação.
Trabalhos atuais mostram que a qualidade do sêmen é maior quando ocorre intervalo de 2 a 3 dias entre as ejaculações. Por isso, indica-se o coito dia sim, dia não, ou a cada 2 dias. Para casais que querem engravidar, uma dica é ter relações sexuais 3 vezes por semana, iniciando-as logo após o fim da menstruação.
Leia o texto original no site MD.Saúde: CICLO MENSTRUAL | PERÍODO FÉRTIL http://www.mdsaude.com/2010/06/ciclo-menstrual-periodo-fertil.html#ixzz1eNJVR8pX
Métodos Anticoncepcionais:
São maneiras, métodos, objetos e cirurgias, usadas pelas pessoas para evitar a gravidez. Alguns são indispensáveis na prevenção de DSTs.
- Métodos comportamentais: Temperatura basal, muco cervical, tabela, coito interrompido, sintotérmico;
- Métodos de barreiras: Camisinha masculina e feminina ( são os únicos capazes de prevenir as DSTs), diafragma, espermicidas;
- Dispositivos intra-uterino = DIU;
- Métodos hormonais: pílulas e injeções;
- Métodos cirúrgicos: Laqueadura e vasectomia;
0 comentários:
Postar um comentário