segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Você conhece a Atenção de Saúde do seu Bairro?


A Atenção Primária à Saúde (APS), ou a Atenção Básica em Saúde (ABS),  é um atendimento diferenciado dos que estamos acostumados a ver. Este programa tem como objetivo acompanhar a família, do recém - nascido ao idoso. O motivo da mudança de atendimento foi a necessidade de um maior envolvimento da equipe de Saúde com o dia-a-dia da comunidade tendo em vista que sua prioridade é evitar que as pessoas fiquem doentes, não só tratar das doenças já existentes.

Uma equipe de Saúde da Família é composta por: 
1 Médico e 1 Enfermeiro que atendem toda a família,
1 Auxiliar de Enfermagem, 
1 Dentista, 
1 ASB - Auxiliar em Saúde Bucal, 
1 TSB - Técnico em Saúde Bucal e 
6 ACS - Agentes Comunitários de Saúde, responsáveis pelo cadastramento e acompanhamento das famílias. 

Todas as famílias cadastradas são atendidas na unidade de Saúde recebendo cuidados e orientações sempre pela mesma equipe.  Esse modelo geralmente idealiza os projetos e estratégia,e busca fazê-los acontecer, materializando por meio de regras ou normas previamente estabelecidas, sendo entretanto estes atos realizados por diferentes trabalhadores, que também agem com seus saberes e experiências, gerando um conjunto diferenciado de práticas, com novas e distintas modelagens.

Em 2006, a Política Nacional de  ampliou os seus objetivos e reafirmou a Estratégia Saúde da Família como estratégia prioritária e modelo substituto para a organização da atenção básica é possível perceber em vários países uma reconfiguração das dinâmicas da Atenção Básica Saúde.


Atenção Básica Saúde que deve coordenar os fluxos dos usuários entre os vários serviços de saúde, buscando garantir maior equidade ao acesso e à efetiva utilização das demais tecnologias e serviços do sistema, para responder às necessidades de Saúde da população.  


Fontes:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012001100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3427-5903

Tecnologia do Blogger.