A Atenção Primária à Saúde (APS), ou a Atenção Básica em Saúde (ABS), é um atendimento diferenciado dos que estamos acostumados a ver. Este programa tem como objetivo acompanhar a família, do recém - nascido ao idoso. O motivo da mudança de atendimento foi a necessidade de um maior envolvimento da equipe de Saúde com o dia-a-dia da comunidade tendo em vista que sua prioridade é evitar que as pessoas fiquem doentes, não só tratar das doenças já existentes.
Uma equipe de Saúde da Família é composta por:
1 Médico e 1 Enfermeiro que atendem toda a família,
1 Auxiliar de Enfermagem,
1 Dentista,
1 ASB - Auxiliar em Saúde Bucal,
1 TSB - Técnico em Saúde Bucal e
6 ACS - Agentes Comunitários de Saúde, responsáveis pelo cadastramento e acompanhamento das famílias.
Todas as famílias cadastradas são atendidas na unidade de Saúde recebendo cuidados e orientações sempre pela mesma equipe. Esse modelo geralmente idealiza os projetos e estratégia,e busca fazê-los acontecer, materializando por meio de regras ou normas previamente estabelecidas, sendo entretanto estes atos realizados por diferentes trabalhadores, que também agem com seus saberes e experiências, gerando um conjunto diferenciado de práticas, com novas e distintas modelagens.
Atenção Básica Saúde que deve coordenar os fluxos dos usuários entre os vários serviços de saúde, buscando garantir maior equidade ao acesso e à efetiva utilização das demais tecnologias e serviços do sistema, para responder às necessidades de Saúde da população.
Fontes:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012001100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
0 comentários:
Postar um comentário