terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Conselho Local de Saúde


Conselho Local de Saúde é um encontro mensal, anual ou semestral da equipe de saúde com os moradores da comunidade e seus representantes religiosos, políticos, de educação, comércio local etc., com a finalidade de discutir os problemas que afligem os moradores, e através deles buscar soluções.
A equipe de saúde organiza os dados coletados, e dentro das possibilidades de realização, montam-se estratégias de ação, que são os projetos desenvolvidos na unidade.
 Muitos desses projetos têm a participação ativa dos moradores; Isso é essencial para que os mesmos percebam a importância da integração dos profissionais de saúde com a comunidade.
Esses encontros acontecem porque há uma série de carências e dúvidas na comunidade que necessitam ser sanadas, o espaço para isso são as reuniões nas associações de moradores e no conselho local de saúde.
Um bom exemplo de projetos realizados a partir das queixas levantadas em conselho local é a produção do Jornal Voz da Saúde criado em agosto de 2005, elaborado pela necessidade de divulgação do Sistema de Saúde de nossa comunidade. 
Um programa novo e diferente implantado na comunidade há 13 anos, que ainda esbarra na dificuldade de compreensão dos moradores.


Mobilização Comunitária
"Vamos nos unir para melhorar, vamos cuidar do que é nosso." 

  • Conceituação:
Mobilizar é convocar vontades, decisões e ações para atuar na busca de  um  Propósito comum, sob uma interpretação e um sentido também compartilhados.
Participar ou não de um processo de mobilização é um ato de liberdade, as pessoas são chamadas, mas participar é uma decisão de cada um. Esta decisão depende essencialmente das pessoas se verem ou não como responsáveis e como capazes de construir mudanças.
Toda mobilização é para mobilizar alguma coisa, para alcançar um objetivo pré - definido, um propósito comum, por isso é um ato de razão. Para que ela seja útil a uma sociedade, tem que estar orientada construção de um projeto futuro. Se o seu propósito é passageiro, converte - se em um evento, uma campanha e não um processo de mobilização. 
  • Importância:
É de fundamental importância porque além de permitir um grau de conscientização das pessoas, no caso, em relação aos problemas dos resíduos sólidos, contribui para a formação de uma visão crítica e participativa a respeito do uso do patrimônio ambiental.
  • Estratégias:
Para se obter a mobilização comunitária recomenda -se:
  1. Discutir a magnitude do problema e defini linhas de ação;
  2. Compatibilizar as linhas de ação com as disponibilidades existentes na comunidade;
  3. Defini as competências e responsabilidades de cada um (recursos humanos, divulgação, transporte, etc.);
  4. Levantamento dos recursos disponíveis na comunidade e que possam ser postos à disposição das ações;
  5. Organização de Comissões para operacionalizar o programa (Comissão de divulgação, de multiplicadores, etc.);
  6. Organização de grupos de discussão para avaliar o envolvimento das lideranças comunitárias em função das soluções a serem alcançadas.
  • Considerações:
No caso da mobilização comunitária para a questão dos resíduos sólidos, recomenda-se dar mais ênfase aos trabalhos nas escolas, por se tratar de uma população ainda em formação o que facilita a mudança de hábitos e consequentemente obter-se um maior número de multiplicadores.
Não basta compreender os problemas de resíduos sólidos e suas causas: é preciso agir.  
É imprescindível que os grupos e a comunidade contribua para a resolução dos problemas. o Ideal é que as sugestões para as ações surjam da comunidade.



0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3427-5903

Tecnologia do Blogger.