CMS Adão Pereira Nunes

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23056-060 | ☎ Telefone: (21) 3427-5903
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h -
Diretor: André Luiz da Silva dos Santos | CNES 2270323 - ESF: 04 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Semana do Auto Cuidado na Escola

Semana do Auto Cuidado na Escola

Os primeiros cuidados são sempre lembrados pelos pequenos. Isso nos mostra a importância dos escolares receberem as visitas dos profissionais de saúde.
As orientações educativas através de brincadeiras e histórias levam as crianças, mesmo pequenas, a se conscientizarem do cuidado com a saúde bucal. Essa também é uma tarefa realizada pelos pais e pelos professores. Todos nós podemos ser promotores da saúde!!






Postagem feita pela Dentista Jessica






terça-feira, 22 de julho de 2014

VISITA DOMICILIAR NA EQUIPE VITORIA DA PAZ

VISITA DOMICILIAR NA EQUIPE VITORIA DA PAZ

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Capacitação sobre Hanseníase

Capacitação sobre Hanseníase

Capacitação para os profissionais de saúde do CMS Adão Pereira Nunes, realizada nesta terça 15/07 com Regina Braga (Sanitarista) e Claudia Valesco (Enfermeira) representantes do NASF e CAP 5.2.




Então o que é a Hanseníase?

Ela é conhecida pelos antigos como Lepra, é endêmica (específica de uma região) em certos países tropicais, em particular na Asia.

É uma doença infecciosa causa por um bactéria mycobacterium leprae ou bacilo da hanseníase, são parasita intracelular que tem afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos, que se instala no organismo da pessoa infectada e se multiplicam. O tempo de multiplicação é lento podendo durar de 11 a 16 dias.
 É transmitida  pelas vias aéreas superiores em meio as secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirros. Apesar de ter uma alta infectividade e baixa patogenicidade (alto risco que é o causador da doença) ela pode infectar uma grande quantidade de pessoas, porem só poucas adoecem pela imunidade que a maioria das pessoas já tem naturalmente.

A informação hoje é um grande aliado na prevenção da doença, pois ela tem cura e pode ser tratada nas Unidades Básicas de Saúde. 
A realização do exame dermato-neurológico e vacinação (BCG) dos contatos que vivem com o portador da doença.

O Tratamento é feito através de comprimidos que pode durar de acordo com o tipo da Hanseníase adquirida.
O tratamento do Paucibacilar é com Rifampicina e Dapsona 6 doses em até 9 meses.
O tratamento do Multibacilar é com Rifampicina, Dapsona e Clofazimina 12 doses em até 18 meses.

texto elaborado por ASB Andressa.



Postagem feita pela ASB Andressa

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Como eu faço...

Como eu faço...

Professora de Educação física- Kamilla Ventura


    A academia carioca do CMS Adão Pereira Nunes é um programa que tem um conceito ampliado de atividade física. A qual, desenvolve grupos de caminhada, atividades fisicas nos aparelhos da unidade, ginástica elaboral; aulas de alongamento e abdominal. Porém, o nosso projeto não se resume somente aos aparelhos. Realizamos também atividades enquanto o NASF, com grupos de reabilitação, alimentação saudável e grupos de idosos. As atividades são desenvolvidas de segunda a quinta de 7 ás 11h/ 15 ás 17h.


    Para participar do nosso projeto da Academia Carioca é necessário um encaminhamento da equipe médica ou NASF. Nosso público alvo são pacientes hipertensos, diabéticos, sobrepeso, obesos e usuários acima de 12 anos de idade. A sua inclusão no programa é muito importante para nós profissionais da ESF. 

Venham participar da Academia Carioca procure sua equipe médica.
"Para uma vida saudável, pratique exercícios físicos regularmente".

Candidíase

Candidíase

Candidíase bucal

Conhecida como "sapinho" é uma doença infecciosa causada por fungos. Apresenta-se como uma placa esbranquiçada e mole que recobre a língua, bochecha ou palato mole (céu da boca mais posterior). A candidíase é encontrada com maior frequência em bebês entre zero e três meses de idade. Caso você ou mãe identifique esses sinais, orientamos a procurar a Odontologia de nosso CMS Adão Pereira Nunes.

Postagem feita pela ASB Andressa

Saúde Bucal da Criança

Saúde Bucal da Criança

Há Saúde Bucal na Criança


       Desde os primeiros dias de vida, a adoção de cuidados com a saúde bucal deve ser estimulada e motivada pelos pais.
       Os profissionais da equipe de saúde, orientam  os pais retirando as dúvidas que tiverem, como: aleitamento materno; uso de bicos e chupetas; sucção digital ( chupar o dedo); higiene bucal; uso de creme dental; alimentação; e manifestações mais frequentes.

Para que servem os dentes de leite?


* Mastigar;
* Falar;
* Sorrir;
* Guiam os dentes permanentes para nascerem;
* Guardam o lugar dos dentes permanentes;
* Ajudam as arcadas dentarias a se desenvolverem (devido ao exercício muscular propiciado pela mastigação);
* Servem para começarmos a aprender a ter higiene bucal.


Os dentes de leite são em numero de 20:

Oito incisivos: ficam na frente, sendo tanto superior quanto inferior
Quatro caninos: ao lado dos incisivos
Oito molares: ficam atras dos caninos, no fundo da boca.




Os dentes de leite devem ser bem cuidados, para que possamos ter os permanentes saudáveis.



Como deve ser a higiene bucal então?


A limpeza da cavidade bucal deve ser iniciada antes mesmo da erupção dos dentes. Deve-se orientar a utilização de um tecido limpo (gaze ou fralda) umedecido em água filtrada ou fervida, mas em temperatura ambiente, massageando suavemente a gengiva.

Escovação



Com o aparecimento do primeiro dente, inicia-se fase do uso da escova dental, que deverá ser  de cabeça pequena e as cerdas arredondas e macias, mas sem a pasta de dente. O creme dental com flúor só deverá ser utilizado quando a criança souber cuspir completamente o seu excesso, pois engolir essa pasta a criança pode vir a ter um problema conhecido como fluorose, que é o aparecimento de manchas esbranquiçadas e /ou má formação dentaria.


Fio Dental


O uso do fio dental é tão importante quanto o uso da escova de dente. Ele  garante a retirada dos restos de alimentos entre os dentes e da placa bacteriana. O seu uso deve ser  estimulado na medida em que a criança for crescendo e iniciado assim que se estabelecer o espaço entre os dentes.

Postagem feita pela ASB Andressa

Visita do Profissional Cirurgião Dentista

Visita do Profissional Cirurgião Dentista

Por que o Cirurgião Dentista vai na minha casa?


      Por que as visitas domiciliares Odontológicas é uma forma de atenção em saúde coletiva voltada para o atendimento ao individuo, sendo de caráter preventivo diferenciado que ao entrar nas casas consegue interagir com a família tratando dos problemas e orientando quanto a saúde bucal de todos da casa.

      Este novo olhar para as questões da saúde bucal é realizado de maneira que todos compreendam utilizando a realidade de cada família. Só desta maneira conseguiremos interagir com os moradores melhorando as condições da saúde de nossa população.

      A Odontologia de nossa unidade tem realizado estas ações de educação em saúde bucal sempre em conjunto de suas equipes, onde orientam as famílias sobre a técnica correta de escovação, a importância da utilização do fio dental e a troca das escovas entre outras orientações voltadas as necessidades de cada família.  

     Nosso acolhimento é diferenciado onde cada pessoa é orientado de acordo com a sua peculiaridade e avaliado de maneira integral, não deixando ninguém de fora do atendimento ou com dúvidas sobre seu problema. 

Postagem feita pela ASB Andressa

O Brasileiro não tem o hábito de usar o fio dental!

O Brasileiro não tem o hábito de usar o fio dental!

E você usa? 

Se a resposta foi não, saiba que desprezar o fio dental na higiene de todo dia é um péssimo negócio. Na melhor das hipótese, o hálito vira bafo de onça. Na pior, instala-se a doença periodontal, que faz o dente cair.


       Em cada dez brasileiros, só quatro utilizam o fio dental regularmente. Este dado foi visto pelo aumento de problemas gengivais da população. "Diferentemente da escova e da pasta, o fio parece ter uma importância secundária na higiene diária, o que nós da Odontologia do CMS lamentamos. E a baixa adesão tem haver com a real importância ao qual os brasileiros dão a este ato, também não podemos deixar de lado o fator cultural, estamos falando do péssimo hábito de palitar os dentes.

       Mudar esse quadro depende de um longo e paciente trabalho de conscientização. É o que fazem as ASB's  Andressa e Luciana do CMS Adão Pereira Nunes  todos os dias, assim que os usuários chegam ao consultório, eles tem uma surpresa. Antes mesmo de abrirem a boca para avaliação bucal, recebem uma orientação sobre a forma correta de fazer a higiene dos dentes. "Notamos que 90% dos usuários não tem o hábito de usar o fio e, muitas vezes, nem sabem o jeito certo de fazê-lo", entrega as ASB's.
       Depois de escovar os dentes as pessoas ficam com aquela sensação de frescor e acham que ela deu conta do recado sozinha. 

Lição de Casa



Tirando algumas dúvidas com Cirurgião Dentista Sandro Neves!


O fio dental é imprescindível?

sim, porque a escova não consegue chegar à face lateral dos dentes. Além disso, uma parte da gengiva que circunda cada um deles é solta e, por isso mesmo, um prato cheio para as bactérias, que se alojam ali. Só mesmo o fio é capaz de penetrar nessas áreas de  difícil acesso para removê-las.

Precisamos passá-lo todas as vezes em que escovamos os dentes?

Seria o ideal, mas a placa bacteriana precisa de mais de 24 horas para começar a agir. Por isso, se o fio dental for usado e bem usado, apenas uma vez, de preferencia antes de dormir, já é o suficiente.

O que acontece se o fio não for usado?

As bactérias permanecem na região interdental e fazem a festa, causando um processo inflamatório que provoca cáries. Se invadirem o sulco gengival, ocorrem doenças de gengivas, como a gengivite, que pode evoluir e resultar na perda do osso que segura os dentes que é a periodondite. Doença longa e demorada que pode levar de 15 a 20 anos e aí já é tarde demais, sem falar que, ao cair na corrente sanguínea, as bactérias podem migrar para órgãos vitais, como o coração.

Ele  deve ser passado antes ou depois da escova?

Alguns especialistas dizem que o melhor é antes , pois a sujeira retirada pelo fio fica na boca. Outros dizem que tanto faz, porque a placa se adere ao fio.

Qual é a diferença entre o fio a fita dental?

Apenas o formato. A fita, mais grossa, é indicada para dentes separados e para limpar os que estão lá no fundo. Para quem tem pouco espaço entre eles, a melhor opção é o fio encerado extrafino.

E as crianças?

Elas devem lançar mão do fio dental quando nascem os dentes molares de leite, que são aqueles do fundo, por volta dos 6 anos. Cabe aos pais ajudá-las a passar o fio dental do jeito certo até que consigam fazê-lo sozinhas.

Postagem feita pela ASB Andressa

Bruxismo tem Jeito?

Bruxismo tem Jeito?


      Para dar cabo da chateação, que atinge 90 % da população adulta, é preciso atacar as principais causas - estresse físico e emocional, além de problemas funcionais, como a sobrecarga nos músculos mastigatórios e também na articulação que liga a mandíbula à base do crânio. Caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes, o distúrbio provoca desgaste, hipersensibilidade, inflamação e retração da gengiva, perda óssea, fraturas, alterações da mordida e dores musculares e de cabeça. 

 


O que é então o Bruxismo?

       O bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. O que provoca o desgaste e amolecimento dos dentes. Em outros casos, quando mais graves podem ocorrer também problemas ósseos, na gengivas e na articulação da mandíbula ou seja na (ATM) Articulação Temperomandíbula.
       O bruxismo pode estar ligado a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequando da boca, por exemplo. Ainda não se sabe exatamente o por quê, o bruxismo acomete 15% das crianças e afeta indistintamente homens e mulheres. Alguns casos podem diminuir com o passar dos anos. 

Quando o atritar dos dentes ocorre durante o dia recebe o nome de Briquismo.


Sintomas:

  • Desgaste parcial ou total dos dentes;
  • Amolecimento dos dentes;
  • Hipersensibilidade;
  • Dor de cabeça ao acordar;
  • Zumbido no ouvido;
  • Dor no pescoço;
  • Dor na Mandíbula e músculos da face;
  • Estalos ao abrir e fechar a boca;
  • Alterações do sono.
Isso acontece porque a compressão exagerada dos dentes pode levar à isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz e depois à necrose (morte) dos vasos, dos nervos e da polpa dentária. A intensidade e frequência das crises podem variar de uma noite para outra.

Diagnostico:

      Muitas vezes, a pessoa nem sabe que tem bruxismo, só se algum familiar o avisar que ele range os dentes durante a noite, ou quando procura um Dentista, porque os sintomas já se instalaram.

      Existe avaliações que orientam o individuo sem grau de distúrbio, é a polissonografia.

Tratamento:



     Não se conhece, ainda, um tratamento eficaz para curar o bruxismo. Medicamentos ansiolíticos são úteis para o controle dos quadros de estresse e ansiedade que podem estar associados, mas não são a causa do distúrbio que, aliás, não está suficientemente esclarecida.
      Os recursos mais indicados para o tratamento, porém, são as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.O aparelho ortopédico ainda é o mais recomendado no tratamento, sobretudo se as causas também forem combatidas.



Postagem feita pela ASB Andressa

Cuide da Sua Gengiva!

Cuide da Sua Gengiva!


Você sabia que 75% da População adulta tem algum tipo de doença periodontal. Pode ser uma gengivite, que ataca só a gengiva, uma periodontite crônica, em que até o tecido ósseo é afetado, ou mesmo manifestações mais sérias que resultam de doenças sistêmicas, como o diabete. Se a coisa se agravar, você acabará perdendo um ou mais dentes. Na maioria dos casos, não há nenhuma dor para disparar o alarme. E aí que mora o perigo. Diz o CD Sandro Neves "Os pacientes deixam para procurar ajuda apenas quando o problema piora demais." 
Uma grande preocupação é a relação da doença periodontal com outros males - até mesmo os cardíacos. "Muitas infecções surgem ou se agravam quando a gengiva não é tratada."


Estima- se que 75% da população maior de 25 anos de idade apresenta doenças nos tecidos de sustenção dos dentes.

Doenças Cardiovasculares e Derrame.

São duas vezes mais comuns em pessoas com problemas gengivais, que podem ter as válvulas cardíacas inflamadas pelas bactérias.

Partos Complicados

Grávidas com doenças periodontais têm uma probabilidade sete vezes maior de ter bebês com baixo peso.

Diabetes

As substâncias resultantes das inflamações destroem células pancreáticas, reduzindo a produção de insulina.

Doenças Respiratórias


Rinite, sinusite, pneumonia, enfisema, abscessos e doença pulmonar obstrutiva crônica podem ser causados ou agravados por essas bactérias da boca.


Por que não é recomendável dar chupeta para as crianças

Por que não é recomendável dar chupeta para as crianças

A falta de informação, falta de tempo, busca por facilidades imediatas ajudam na popularização do uso da chupeta. Esquecendo os malefícios  que a mesma traz para a criança e para a família futuramente.

Se ainda havia alguma dúvida, não há mais: dar chupeta não é uma boa idéia, pois a maioria das pessoas que usam chupetas podem ter deformidade na face e o queixo para trás, em relação as crianças que nunca utilizaram a chupeta quando crianças.
 Existe ainda a possibilidade de adquirirem uma mordida aberta, em que os dentes não se tocam por completo. "A chupeta é um péssimo substituto do peito porque não exige o esforço necessário para desenvolver a musculatura e a arcada", ASB Andressa - de acordo com a orientação que recebeu do curso de IUBAM.

Nem tudo esta perdido, porém, se o pequeno logo deixa o mau hábito de lado. E o quanto quanto antes, melhor. Abandonar até os 4 anos, no máximo, facilita a correção natural dos desvios. As crianças que largam a chupeta antes que os dentes de leite começassem a cair terão a dentição corrigida sem o uso de aparelhos ortodônticos. 


                                                         
A sucção de um bico de chupetas pode deixar a musculatura do bebê deformada, ficando mais complicado a pega do peito para o bebê. Além de diminuir a produção de leite, por falta da estimulação da sucção do bebê, o que evidencia os ferimentos e rachaduras nos peitos em decorrência da pega errada. Não oferecer bicos artificiais e chupetas a crianças amamentadas exclusivamente, é um dos 10 passos para o sucesso do Aleitamento Materno recomendado pela Organização Mundial de Saúde.




Infográfico

4 Equipe de Saúde
em nossa unidade.
1,293,607 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
9.576 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3427-5903

Tecnologia do Blogger.