quinta-feira, 10 de julho de 2014

O Brasileiro não tem o hábito de usar o fio dental!

E você usa? 

Se a resposta foi não, saiba que desprezar o fio dental na higiene de todo dia é um péssimo negócio. Na melhor das hipótese, o hálito vira bafo de onça. Na pior, instala-se a doença periodontal, que faz o dente cair.


       Em cada dez brasileiros, só quatro utilizam o fio dental regularmente. Este dado foi visto pelo aumento de problemas gengivais da população. "Diferentemente da escova e da pasta, o fio parece ter uma importância secundária na higiene diária, o que nós da Odontologia do CMS lamentamos. E a baixa adesão tem haver com a real importância ao qual os brasileiros dão a este ato, também não podemos deixar de lado o fator cultural, estamos falando do péssimo hábito de palitar os dentes.

       Mudar esse quadro depende de um longo e paciente trabalho de conscientização. É o que fazem as ASB's  Andressa e Luciana do CMS Adão Pereira Nunes  todos os dias, assim que os usuários chegam ao consultório, eles tem uma surpresa. Antes mesmo de abrirem a boca para avaliação bucal, recebem uma orientação sobre a forma correta de fazer a higiene dos dentes. "Notamos que 90% dos usuários não tem o hábito de usar o fio e, muitas vezes, nem sabem o jeito certo de fazê-lo", entrega as ASB's.
       Depois de escovar os dentes as pessoas ficam com aquela sensação de frescor e acham que ela deu conta do recado sozinha. 

Lição de Casa



Tirando algumas dúvidas com Cirurgião Dentista Sandro Neves!


O fio dental é imprescindível?

sim, porque a escova não consegue chegar à face lateral dos dentes. Além disso, uma parte da gengiva que circunda cada um deles é solta e, por isso mesmo, um prato cheio para as bactérias, que se alojam ali. Só mesmo o fio é capaz de penetrar nessas áreas de  difícil acesso para removê-las.

Precisamos passá-lo todas as vezes em que escovamos os dentes?

Seria o ideal, mas a placa bacteriana precisa de mais de 24 horas para começar a agir. Por isso, se o fio dental for usado e bem usado, apenas uma vez, de preferencia antes de dormir, já é o suficiente.

O que acontece se o fio não for usado?

As bactérias permanecem na região interdental e fazem a festa, causando um processo inflamatório que provoca cáries. Se invadirem o sulco gengival, ocorrem doenças de gengivas, como a gengivite, que pode evoluir e resultar na perda do osso que segura os dentes que é a periodondite. Doença longa e demorada que pode levar de 15 a 20 anos e aí já é tarde demais, sem falar que, ao cair na corrente sanguínea, as bactérias podem migrar para órgãos vitais, como o coração.

Ele  deve ser passado antes ou depois da escova?

Alguns especialistas dizem que o melhor é antes , pois a sujeira retirada pelo fio fica na boca. Outros dizem que tanto faz, porque a placa se adere ao fio.

Qual é a diferença entre o fio a fita dental?

Apenas o formato. A fita, mais grossa, é indicada para dentes separados e para limpar os que estão lá no fundo. Para quem tem pouco espaço entre eles, a melhor opção é o fio encerado extrafino.

E as crianças?

Elas devem lançar mão do fio dental quando nascem os dentes molares de leite, que são aqueles do fundo, por volta dos 6 anos. Cabe aos pais ajudá-las a passar o fio dental do jeito certo até que consigam fazê-lo sozinhas.

Postagem feita pela ASB Andressa

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3427-5903

Tecnologia do Blogger.