Para dar cabo da chateação, que atinge 90 % da população adulta, é preciso atacar as principais causas - estresse físico e emocional, além de problemas funcionais, como a sobrecarga nos músculos mastigatórios e também na articulação que liga a mandíbula à base do crânio. Caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes, o distúrbio provoca desgaste, hipersensibilidade, inflamação e retração da gengiva, perda óssea, fraturas, alterações da mordida e dores musculares e de cabeça.
O que é então o Bruxismo?
O bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. O que provoca o desgaste e amolecimento dos dentes. Em outros casos, quando mais graves podem ocorrer também problemas ósseos, na gengivas e na articulação da mandíbula ou seja na (ATM) Articulação Temperomandíbula.
O bruxismo pode estar ligado a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequando da boca, por exemplo. Ainda não se sabe exatamente o por quê, o bruxismo acomete 15% das crianças e afeta indistintamente homens e mulheres. Alguns casos podem diminuir com o passar dos anos.
Quando o atritar dos dentes ocorre durante o dia recebe o nome de Briquismo.
Sintomas:
- Desgaste parcial ou total dos dentes;
- Amolecimento dos dentes;
- Hipersensibilidade;
- Dor de cabeça ao acordar;
- Zumbido no ouvido;
- Dor no pescoço;
- Dor na Mandíbula e músculos da face;
- Estalos ao abrir e fechar a boca;
- Alterações do sono.
Isso acontece porque a compressão exagerada dos dentes pode levar à isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz e depois à necrose (morte) dos vasos, dos nervos e da polpa dentária. A intensidade e frequência das crises podem variar de uma noite para outra.
Diagnostico:
Muitas vezes, a pessoa nem sabe que tem bruxismo, só se algum familiar o avisar que ele range os dentes durante a noite, ou quando procura um Dentista, porque os sintomas já se instalaram.
Existe avaliações que orientam o individuo sem grau de distúrbio, é a polissonografia.
Tratamento:
Não se conhece, ainda, um tratamento eficaz para curar o bruxismo. Medicamentos ansiolíticos são úteis para o controle dos quadros de estresse e ansiedade que podem estar associados, mas não são a causa do distúrbio que, aliás, não está suficientemente esclarecida.
Os recursos mais indicados para o tratamento, porém, são as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.O aparelho ortopédico ainda é o mais recomendado no tratamento, sobretudo se as causas também forem combatidas.
Postagem feita pela ASB Andressa
0 comentários:
Postar um comentário