O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a principal causa de morte evitável no mundo. Diante desta realidade, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do câncer (INCA), organizaram o programa nacional de controle do tabagismo (PNCT). O programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes, visando à prevenção de doenças na população; através de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer e doença tabaco-relacionadas no país.
O programa em nossa unidade foi implantado há 3 anos e desde então alcançamos favoráveis resultados. Realizamos grupos mensalmente que são divididos em 4 sessões em forma de roda de conversa, em que o profissional responsável faz um debate a dependência da nicotina e a dependência psicológica da substância, de maneira a compreender melhor o quadro de cada usuário; para assim estabelecer o melhor método de tratamento. Os grupos promovem um fortalecimento da discussão e dos benefícios de uma vida sem o tabaco cuidando o biopsicossocial do indivíduo.
Muitos fumantes já tentaram parar de fumar porém, muitos desistiram pois se sentiram fracos. Entendendo a dificuldade e o perfil de cada paciente, introduz-se a medicação conforme a sua necessidade e adequação. Estão disponibilizados no momento em nossa unidade os medicamentos: adesivos e Bup. Para o paciente que faz o acompanhamento com assiduidade cumprindo as orientações, a estimativa de término de tratamento é de 60 dias. O programa está aberto á usuários em qualquer faixa etária, que queira coibir o uso de tabaco e obter uma vida mais saudável.
Fiquem ligados nas próximas datas dos grupos, serão aceitas inscrições na unidade e pela internet na plataforma do Blog.
" Pare de fumar! Escolha viver com saúde".
0 comentários:
Postar um comentário