quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Conhecendo mais sobre a Hanseníase

 

     A Hanseníase é uma doença crônica, infecto-contagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium Leprae. Que passa de uma pessoa para outra por meio das secreções das vias respiratórias e pelas gotículas de saliva. O contato direto e prolongado com o doente em ambiente fechado, com pouca ventilação e pouca luz solar,aumenta as chances de se infectar com o bacilo da hanseníase. a doença progride lentamente, entre o contato coma pessoa doente e o aparecimento dos primeiros sinais, leva em media 2 à 5 anos.



Os Principais Sinais e Sintomas da Doença são:




  • Manchas esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas, com alterações  de sensibilidade (a pessoa sente formigamentos, choques e câimbras que evoluem para dormência - queima-se ou machuca-se sem perceber);
  • Aparecimento de nódulos debaixo da pele, normalmente sem sintomas;
  • Diminuição ou queda de pelos, especialmente das sobrancelhas;
  • Falta ou ausência de sudorese no local - pele seca.

    A maioria das pessoas é resistente ao bacilo e não adoece. Como dito anteriormente, é uma doença que atinge os nervos, que são como fios elétricos dentro do corpo que permitem sentir dor, calor e o tato. Se os nervos não estiverem bons, nós não sentiremos as coisas que tocam a gente e também vamos ter dificuldades para andar, abrir e fechar as mãos. Isso faz com que as pessoas que têm hanseníase apresentem dores, câimbras, formigamentos e dormência nos braços, mãos e pés. Os nervos cutâneos (da pele) também são atingidos, provocando manchas ou áreas adormecidas na pele. Pode também afetar os olhos e, eventualmente, outros órgãos. É comum aparecem caroços ou inchaços no rosto, orelhas, cotovelos e mãos; entupimento constante no nariz, comum pouco de sangue e feridas; alteração na musculatura das mãos, que resulta nas chamadas "mãos em garra".

Tratamento


    A hanseníase é uma doença grave, mas que tem cura. O uso correto dos medicamentos, ininterruptamente por seis meses a um ano, garante o sucesso do tratamento. A medicação é administrada em doses supervisionadas pelos profissionais das equipes de nossa Unidade. Se diagnosticada precocemente e tratada corretamente,não incapacita para o trabalho, podendo o portador levar uma vida normal. Para a realização da dose supervisionada, a pessoa com hanseníase deverá ser agendada para cada 28 dias.A data de retorno e o controle da adesão ao tratamento devem ser registrados em um cartão de agendamento, de uso do paciente. No ato do comparecimento em nossa unidade para receber a medicação específica preconizada, de modo supervisionado, o paciente deve ser submetido à revisão por parte do médico e enfermeiro. 

Todo o doente com hanseníase deixa de transmitir a doença logo que começa o tratamento.



0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3427-5903

Tecnologia do Blogger.