terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Alimentação para hipertenso

  Dieta rica em verduras é uma das recomendações para hipertensos a alimentação é fundamental para manter a saúde de quem sofre de hipertensão. A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), em parceria com a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, divulgou 10 passos para que os portadores de pressão alta e de diabetes tenham uma alimentação mais saudável.



 1º passo - Estabeleça horários para as refeições distribuindo-as em cinco a seis refeições por dia. Não pule as refeições, evitando ficar sem se alimentar por muito tempo e comer “dobrado” depois.

 2º passo - Consuma tipos variados de legumes, verduras e frutas. Use sempre aqueles de coloração intensa como o verde escuro e o amarelo.

 3º passo - Escolha alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas e legumes, leguminosas (feijões), cereais integrais como arroz, pão e farinhas (aveia, trigo).

 4º passo - Evite os alimentos ricos em açucares como doces, refrigerantes, chocolates, balas e outras guloseimas.

5º passo - Consuma pouco sal de cozinha. Evite alto teor de sal, temperos prontos e alimentos industrializados. Prefira ervas (salsa, coentro, cebolinha e orégano), especiarias e limão para tornar as refeições mais saborosas. Habitue-se a não usar o saleiro à mesa.

6º passo - Diminua o consumo de gordura e evite o excesso de manteiga e margarina. Evite frituras e alimentos industrializados que contém gordura vegetal hidrogenada entre seus ingredientes (veja essa informação no rótulo).

 7º passo - De preferência para: leite desnatado, queijos brancos, carnes magras e alimentos preparados com pouco óleo e gorduras. Se possível, prefira também alimentos grelhados e cozidos no lugar das frituras.
8º passo - Pare de fumar e modere na quantidade ingerida de bebidas alcoólicas.

 9º passo - Beba bastante água.

 10º passo - Mantenha um peso saudável. Para isso, meça regularmente seu Índice de Massa Corporal (IMC), que é o peso dividido pela altura ao quadrado.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3427-5903

Tecnologia do Blogger.