sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Vacinação contra o HPV começa 10 de Março 2014


Este ano começara a vacinação de nossas crianças como medida preventiva contra o papiloma vírus humano (HPV), que um vírus responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero. Esta vacina será oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Clínicas de Família e Centro Municipal de Saúde, em escolas públicas e privadas de todo o país.

Esquema da vacina será de três dose:


1ª dose no dia 10 de março;
2ª doses 6 meses apos 1ª dose;
3ª dose aplicada 5 anos depois.

No ano de 2015, será realizado a vacina nas crianças de 09 a 11 anos, e a partir de 2016  ficará só nas crianças de 09 anos.

O objetivo da campanha é imunizar 80% do total de 5,2 milhões das crianças na faixa etária de  09 a 13 anos de todo país. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, essa faixa etária foi escolhida porque, nela, a produção de anticorpos contra o HPV tem maior eficácia.

"Além disso, na grande média da população brasileira, meninas nessa idade ainda não tiveram início da atividade sexual, que é quando essas futuras mulheres estarão sob risco do vírus HPV. Então, estamos garantindo proteção para quando essas meninas tiverem vida sexual ativa", explicou Padilha.
Hoje existe mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.
Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados a Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV. 
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues, a vacina que será usada pelo SUS tem eficácia de 98,8% contra o câncer de colo do útero. A imunização, porém, é preventiva e não dispensa o uso de camisinha durante a relação sexual.
"A vacinação contra o HPV é uma precaução do câncer de colo do útero. Não é terapêutica, portanto, deve ser recomendada como uma medida preventiva, e não curativa. A vacina não substitui a realização do exame preventivo [papanicolau] nem o uso de preservativos", disse Carla.

Vacinação nas escolas
Para ser vacinada na escola, a menina precisará da autorização da família e apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação. O Ministério da Saúde vai orientar as secretarias estaduais e municipais para que tracem suas estratégias de imunização no ambiente escolar.

"O Ministério da Saúde estimula as secretarias a fazer uma grande campanha de vacinação durante o período de aplicação da primeira dose dentro das escolas públicas e privadas", afirmou Padilha. "Caso o município ache interessante, a segunda dose também poderá ser aplicada na escola", completou o ministro.

Referência: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/01/vacinacao-de-meninas-contra-virus-hpv-comeca-em-10-de-marco-no-sus.html.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3427-5903

Tecnologia do Blogger.