quinta-feira, 27 de junho de 2013
É uma doença infecciosa febril aguda causada pelo mosquito Aedes aegypti. Hoje é uma das doenças mais frequentes no Brasil, atingindo a população de todos os Estados, independentemente de classe social.
Ciclo de Vida
No ciclo de vida, o mosquito apresenta quatro fases: Ovo, Larva, Pupa e Adulto. Mosquito adulto vive em media de 30 a 35 dias. A sua fêmea põe ovos de quatro a seis vezes durante sua vida e, em cada vez, cerca de 100 ovos, em locais com água limpa e parada.
Formas de pegar o Dengue?
Não se pega dengue no contato de pessoa a pessoa e nem por meio do consumo de água e de alimentos. Somente através da picada da fêmea do Aedes aegypti, que costuma picar as pessoas durante o dia.
Sintomas:
Você deve estar atento às pessoas com febre há, no máximo, sete dias acompanhadas de pelo menos dois dos sintomas:
* Dor de Cabeça, dor por trás dos olhos;
* Dores musculares e articulações;
* Prostração;
* Manchas pequenas e vermelhas pelo corpo, com ou sem hemorragia.
Saiba Diferenciar?
Endemia
É qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região de forma persistente e permanente, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.
Epidemia
É uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico.
Pandemia
É uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.
Caramba ainda confuso??????
Vamos lá, enquanto a epidemia significa o aumento do numero de casos e que se espalha por outras localidades, a endemia tem duração contínua, mas somente em determinada área.
Exemplos: a febre amarela é comum na Amazônia. No período de infestação da doença, as pessoas que viajam para essa região precisam ser vacinadas.
Exemplos de pandemia: AIDS, Tuberculose, Peste, Gripe asiática, Gripe espanhola, Tifo etc....
Saúde Bucal na Criança
Desde os primeiros dias de vida, a adoção de cuidados com a saúde bucal deve ser estimulada e motivada pelos pais.
Os profissionais da equipe de saúde, orientam os pais retirando as dúvidas que tiverem, como: aleitamento materno; uso de bicos e chupetas; sucção digital ( chupar o dedo); higiene bucal; uso de creme dental; alimentação; e manifestações mais frequentes.
Para que servem os dentes de leite?
* Mastigar;
* Falar;
* Sorrir;
* Guiam os dentes permanentes para nascerem;
* Guardam o lugar dos dentes permanentes;
* Ajudam as arcadas dentarias a se desenvolverem (devido ao exercício muscular propiciado pela mastigação);
* Servem para começarmos a aprender a ter higiene bucal.
Como deve ser a higiene bucal então?
A limpeza da cavidade bucal deve ser iniciada antes mesmo da erupção dos dentes. Deve-se orientar a utilização de um tecido limpo (gaze ou fralda) umedecido em água filtrada ou fervida, mas em temperatura ambiente, massageando suavemente a gengiva.
Escovação
Com o aparecimento do primeiro dente, inicia-se fase do uso da escova dental, que deverá ser de cabeça pequena e as cerdas arredondas e macias, mas sem a pasta de dente. O creme dental com flúor só deverá ser utilizado quando a criança souber cuspir completamente o seu excesso, pois engolir essa pasta a criança pode vir a ter um problema conhecido como fluorose, que é o aparecimento de manchas esbranquiçadas e /ou má formação dentaria.
Fio Dental
O uso do fio dental é tão importante quanto o uso da escova de dente.
Saiba mais sobre a Importância do registro Civil de Nascimento
Sem o Registro Civil de Nascimento, uma pessoa, para todos os efeitos legais, não possui nome, sobrenome, nacionalidade, não existe para o Estado e não pode ter outros documentos como: Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, CPF, Carteira de Identidade, Habilitação de Motorista, Passaporte etc.
Não é possível também ter direito a: fazer matrícula na escola, fundo de garantia por tempo de serviço, aposentadoria, licença-maternidade etc. Não pode participar dos programas sociais como Bolsa Família, luz para todos, entre outros, nem realizar casamento civil, fazer alistamento militar e comprar um imóvel com escritura.
É comum encontrar grupos de população específicos sem documentação, como os povos indígenas, ciganos, quilombolas, trabalhadores rurais, catadores de papel, pessoas em situação de rua, pessoas de baixa renda e aqueles que moram afastados dos cartórios. Os povos indígenas têm o direito, mas não são obrigados, ao Registro Civil de Nascimento.
É preciso estar atento para as crianças nascidas e que não foram registradas após 90 dias de vida.
A Declaração de Nascido Vivo (DNV) é o documento que é emitido pelo estabelecimento de saúde onde a criança nasceu. Esse documento deve ser levado ao cartório para ser feito o Registro Civil de Nascimento (RCN) e emitida a Certidão de Nascimento. A certidão fica com a pessoa que fez o registro. Pai, avô, padrinho ou amigo pode fazê-lo. O Registro Civil de Nascimento é feito uma única vez em livro na cartório, é gratuito para todos os brasileiros, assim como a primeira Certidão de Nascimento fornecida pelo cartório.
Texto Retirado do Livro: Guia Prático do Agente Comunitário de Saúde
Brasilia - DF /2009 p 16 - 17.
terça-feira, 25 de junho de 2013
Avaliação das Crianças Encaminhadas pelas Escola.
segunda-feira, 24 de junho de 2013
Valorização da Auto - Estima dos Responsáveis
Centro Municipal de Saúde junto com PSE vem realizando na escola um encontro com os responsáveis, onde são realizados palestras e orientações em saúde para valorização da auto- estima dos responsáveis. Estes encontros são realizados quinzenalmente no CIEP Engenheiro Wagner Gaspar Emery, todas as Quintas-feiras.Temas sugeridos pelos responsáveis:
* Nutrição;
* Serviços Social;
* Psicologia;
* Ginastica;
* Terapia Ocupacional;
* Violência no Namoro;
* Dia da Beleza.
sexta-feira, 7 de junho de 2013
quinta-feira, 6 de junho de 2013
Fique por dentro da 1ª Pesquisa de Opinião da SUBPAV
Saiba mais da 1ª Pesquisa de Opinião da SUBPAV.
A partir do dia 10 de Junho de 2013, iniciar-se-á a primeira grande Pesquisa de Opinião já vista dentro da SUBPAV.
Todos que contribuem com seus serviços para a rede podem participar dando sua opinião.
A ideia surgiu da necessidade de “ouvir” o público interno de todas as unidades a fim de realizar mudanças positivas em diversos âmbitos da Subsecretaria.
A participação de todos é muito importante e não será possível identificar seus respondentes, uma vez que a pesquisa é SIGILOSA.
Contamos com a ajuda e respostas de todos!
Sua opinião pode mudar!
Para entender melhor, veja abaixo a carta do Subsecretário Daniel Soranz.