sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O Que é o Exame de Preventivo ou Papanicolau?

 

É um dos mais importantes exames para a saúde da mulher. O exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70% desde sua criação pelo Dr. George Papanicolau em 1940. O sucesso do teste é porque ele pode detectar o vírus HPV e outras doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.


Consiste na coleta de material do colo uterino para exame em laboratório.É um exame simples e barato, porém algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha.
Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente. A freqüência de realização do exame será estabelecida depois pelo médico de sua Equipe, de acordo com os resultados.
Fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de colo de útero: início precoce da atividade sexual, número elevado de parceiros sexuais, multiparidade (ter tido vários filhos), antecedentes de doença sexualmente transmissível e falta de higiene pessoal.
Ele deve ser realizado, pelo menos, uma semana antes da menstruação. Evitando-se realizar duchas vaginais, colocação de cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame. 
O exame ginecológico completo consiste do exame e palpação das mamas e depois o exame de Papanicolau.

Mulheres virgens também devem ser examinadas?
Sim, existem diversas técnicas que permitem o exame de mulheres virgens. Avise o médico que você é virgem ANTES do exame.

O que o médico vê lá dentro?
O exame mostra o interior da vagina e o colo do útero, e é muito útil para detectar infecções vaginais (corrimento) e diversas outras doenças.

O que é o colo do útero?
Colo do útero é a parte do útero que fica dentro da vagina.

E o exame preventivo de câncer, o que é?
Esse exame é a coleta de material (células e secreções) do colo do útero, o qual é mandado para um laboratório especializado em citopatologia. Também é chamado de citologia oncótica, colpocitologia, papanicolau.

Este exame pode ser complementado com a colposcopia.

Quais são os possíveis resultados?
O resultado pode ser fornecido em classes de papanicolau que variam de I a V ou em descrição das lesões. Esses resultados devem ser interpretados exclusivamente por seu médico. Se tiver dúvidas, pergunte.

SistemaSistemaSistemaSistema
ClássicoOMSNICBethesda
INormalNormalDentro dos limites normais
IIInflamaçãoInflamaçãoAlterações celulares benignas
IIIDisplasia Leve
Displasia Moderada
Displasia Severa
NIC 1
NIC 2
NIC 3
SIL baixo grau
SIL alto grau
SIL alto grau
IVCarcinoma in situNIC 3SIL alto grau
VCarcinoma invasorCarcinoma invasorCarcinoma invasor
Legenda:

OMS: Organização Mundial da Saúde
NIC: neoplasia intraepitelial celular
SIL: lesões escamosas intraepiteliais

Mas esse exame só serve para isso?
Não, a citologia serve para determinar outras condições de saúde de seu corpo, tais como nível hormonal, doenças da vagina e doenças do colo do útero. Por isso é importante que seja o seu médico quem interprete o exame e lhe dê medicamentos específicos para essas alterações.
Mais ainda o exame ginecológico é uma excelente oportunidade para você conversar com seu médico a respeito de sua saúde e de temas como câncer de mama, menopausa e osteoporose.

O exame dói?
Não. É preciso estar relaxada. Converse com seu médico se estiver com medo






Um comentário:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3427-5903

Tecnologia do Blogger.