quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Está provado que envelhecer bem é o prêmio de quem começa a se cuidar mais cedo

A linha da vida dos 20 aos 40 anos




Estresse
É recomendável fazer uma avaliação psicológica para reduzir os graus de ansiedade, depressão e estresse.



Álcool 
Depois dos porres na adolescência, o adulto precisa aprender a conviver com a bebida sem cometer exageros. Demora para acontecer, mas, segundo pesquisas, um em dez adolescentes que bebem se tornará alcoólatra.


 Check-up

Hora de avaliar os riscos de obesidade e hipertensão. como o risco de ter câncer de mama e de colo de útero crescer, as mulheres devem fazer mamografia e papanicolau.




Cérebro

Queixas de memorias nessa faixa de idade não costumam ter relação com alterações neurológicas estar sendo provocado por estresse, ansiedade ou depressão.

Hormônios

Começa a queda das taxas de testosterona (no homem) e estrogênio (na mulher). Apesar de ser cedo para fazer reposição hormonal, médico e paciente podem discutir essa possibilidade caso a caso.

Execícios aeróbicos

São essenciais para aumentar a capacidade cardiovascular e combater a gordura abdominal, que se acumula nos homens e nas mulheres. Nessas duas décadas de vida, cada pessoa engorda, em média, 8 quilos.

Vida Perdida
Quantos anos de vida as pessoas perdem por ser fumantes ou obesas - em relação ás que não são
                                                                               Homens                      Mulheres
Acima do peso                                                             3                                  3
Fumantes não-obesos                                                   5,8                               7,1
Fumantes obesos                                                          13,7                             13,,
Fonte: Universadade de Groningen/Holanda


A linha da Vida dos 40 aos 60 anos

Ossos

A redução da massa muscular e dos hormônios provoca a perda da densidade óssea. Na mulher, o processo começa aos 40 anos. No homem, aos 50. Alimentação rica em cálcio, doses diárias de vitamina D  e um pouco de exposição ao sol reduzem o risco de osteoporose.

Musculação

A partir desta faixa não adianta só andar ou correr. A pessoa perde 200 gramas de massa muscular por ano e ganha 600 gramas de gordura. Exercícios com pesos combatem a perda muscular.

Visão

É difícil escapar dos óculos de leitura a partir desta fase. Menos elástico, o cristalino perde a capacidade de focalizar os objetos próximos.

Alimentação

O excesso de peso atinge 40% dos adultos. É a hora de procurar o nutricionista e fazer reeducação alimentar.





Check-up

Além dos exames para detectar riscos de infarto, são indicados os de artrose, osteoporose, danos na coluna,função renal e da tireoide. Os homens devem fazer um exame anual para checar problemas na próstata  Também é preciso fazer dosagem de vitaminas e ácido fólico, cuja escassez compromete a saúde.

Exercícios

Alongamento, ioga ou RPG são bem-vindos porque corrigem problemas de postura.

Estética

Além de usar protetor solar é preciso passar algum tipo de hidratante na pele para combater o ressecamento provocado pela queda progressiva da produção de hormônios.

Auto-estima

Acrise da meia-idade atormenta homens e mulheres. Sinais de envelhecimento, mudanças hormonais, crise profissional e problemas no  casamento podem comprometer o equilíbrio emocional. Pode ser o caso de uma terapia.

Coração

Mais da metade dos brasileiros que morrem por problemas no coração tem menos de 55 anos. Má alimentação, sedentarismo e estresse provocam lesões nas artérias, diminuindo o fluxo sanguíneo. Quem nunca fez exercícios reduz teores de colesterol e diminui a pressão andando por meia hora três dias na semana.

Sexo

A idade não causa impotência, mas diminui o apetite sexual. O homem passa a ter ereções menos vigorosas. Atividade física e remédios melhoram o fluxo cardiovascular. A mulher sofre com ressecamento vaginal. A saída são lubrificantes e exercícios que estimulam a musculatura da região.

Cabelos

Nascem menos fios e eles demoram mais para crescer. Remédios antiqueda e implantes amenizam um problema que costuma abalar a auto-estima masculina.

Dentes

O esmalte tende a amarelar e os ossos que sustentam os dentes enfraquecem. É necessário  ir ao dentista a cada seis meses para remover a placa bacteriana e passar flúor. Afinal, novas cáries podem levar à perda definitiva dos dentes e são uma porta para infecções.

Estética

Os médicos indicam certos procedimentos estéticos que preservam a auto-estima, apesar de as mudanças na aparência não serem um problema de saúde. pode ser a hora de fazer um lifting no rosto e uma plástica para tirar as bolsas na região das pálpebras.

A linha da Vida dos 60 em diante

Pulmão

As paredes do órgão afinam-se e ele perde capacidade de oxigenar o sangue. Aos 70 anos, o homem preserva apenas metade da capacidade respiratória que tinha aos 20 anos.

Vacinas

Apesar de serem indicadas em qualquer idade, as vacinas contra gripe e pneumonia são  especialmente recomendadas a partir dos 65 anos. Com o pulmão mais fraco, qualquer gripe vira um risco para a saúde.

Exercícios

deve-se fazer, sem exageros, um pouco de tudo. caminhadas e hidroginástica mantêm a capacidade cardiovascular. Musculação fortalece os ossos. Alongamentos preservam a flexibilidade. A novidade desta fase são os exercícios para manter o equilíbrio, como tai chi chuan.

Alimentação

Como a digestão é mais lenta, o ideal é comer pouco, ao longo do dia. Não se deve deixar de comer carne e alimentos mais sólidos para estimular a mastigação e o funcionamento dos  dentes.

Pele

O dermatologista deve ser procurando uma vez por ano para tirar caroços e manchas que podem virar tumor. É preciso usar cremes contra a coceira provocada pelo ressecamento natural da pele.

Sono

Com o sono mais superficial, muitos tomam pílulas para dormir. Fazer atividade física e evitar cochilos diurnos contribuem para uma boa noite de sono.





Depressão

Atinge 15% das pessoas com mais de 60 anos. Os filhos saem de casa e as mulheres passam pela chamada síndrome do ninho vazio. Quem viveu para o trabalho pode deprimir-se com a aposentadoria. Até os 70 anos, 27% dos homens e 45% das mulheres te pelo menos um episódio de depressão.


Cérebro

Diminui a capacidade de atenção e de realizar várias atividades ao mesmo tempo. A perda de acetilcolina, substância fundamental para a transmissão de mensagens, explica os lapsos de memória. Deve-se manter a atividade intelectual e diversificar os interesses para evitar a atrofia dos neurônios.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3427-5903

Tecnologia do Blogger.