A História do bairro Vilar Carioca “Um retrato de nossas vidas”

Introdução

O diagnóstico da comunidade tem por objetivo identificar as características e necessidades da população adstrita, desvendando e evidenciando os problemas presentes e urgentes na vida da mesma e deste modo orientar as ações das equipes no atendimento  destas demandas. 

Nossas equipes são compostas por:

5 Médicos Generalistas
5 Enfermeiros Generalistas
5 Técnicos de Enfermagem
6 Agente de vigilância em saúde
30 Agentes Comunitários de Saúde
2 Cirurgiões Dentistas Generalistas
1 T.S.B
3 A.S.B

1 Farmacêutico
1 Oficial de Farmácia
1 Auxiliar Administrativo
4 Porteiros
4 Auxiliares de Serviços Gerais
1 Gerente Técnico

DEMANDAS 
  Os moradores do Vilar Carioca apresentam as seguintes reivindicações:
“...Em 1964 foi loteada toda essa área. Eu comprei o meu lote com um corretor que já morreu, da empresa Várzea do Carmo. Dei entrada e paguei à prestação, em 12 vezes. Eu tenho os recibos, mas não tenho a escritura” (Sr. Gabino Barbosa).
“Eu não tenho documentação da minha casa. Eu tenho a promessa de compra e venda, mas sem valor porque não foi legalizada. Aqui, ninguém tem a casa legalizada. Mas, o que tem valor é a casa legalizada na Prefeitura” (Sr. Manoel).
“A Prefeitura fez o asfalto, colocou água e luz, que não tinha. Mas, outra coisa, é a minha casa, que não é regularizada” (Dona Claudete).

As moradias de Vilar Carioca começaram quando a empresa loteadora Várzea do Carmo, contratada pela família Weiszflog, proprietária do terreno, dividiu a área em lotes de 8mx15m.
Os compradores dos lotes, não tendo condições de construir casas confortáveis, fizeram barracos. E, assim, a comunidade foi crescendo com os seus problemas de saneamento básico e outros.
Só com o tempo as moradias começaram a se modernizar, quer dizer, começou a ter casas com construções de tijolos, mais seguras e melhores. 
Assim foi se formando o loteamento de Vilar Carioca. Hoje em dia, são poucos os barracos existentes. A maioria das casas é de tijolos e, agora, já tem o sonhado saneamento básico, que melhorou muito a vida dos moradores.

MORADIA



“O que sugeriria é que esses menores, esses adolescentes tivessem serviço pra fazer, se ocupassem com alguma coisa. (...) Pra melhorar tinha que existir emprego e, a pessoa que nunca foi empregada, ter uma oportunidade de trabalhar(...)porque eles chegam numa firma pra pedir emprego, só se tiver experiência. Mas as pessoas não nascem com experiência!”(Dona Leni).
“...O que falta aqui é uma quadra olímpica. Quase todas as favelas têm direito, né?” (Dona Ilma Francisca).
“...Mais atividades para os jovens, adolescentes e crianças dentro da comunidade” (Dona Maria Aparecida).

Transporte

 Em toda a zona oeste percebemos o crescimento do transporte alternativo como um meio de locomoção aceitável para a população. Visto que este tipo de transporte surgiu e permaneceu. Mas este crescimento não é infundado. 
          Há explicações reais para este fenômeno notável, sobretudo, na zona oeste de nosso município. O fato é que não há ônibus suficiente. Os empresários de ônibus disponibilizam poucos veículos para lugares distantes, pois consideram ter prejuízo em relação ao preço da passagem x combustível x desgaste do material. Com isso, os ônibus circulam com excesso de passageiros e com longo intervalo de saída entre um veículo e outro.
Em Vilar Carioca, quando falamos de transporte de massa as pessoas recorrem logo para o transporte alternativo, as kombis. Pelo seu grande números de carros até o momento.  Pois , o ônibus 881 que é circular, hoje utiliza poucos carros para uso da comunidade.          A única opção de transporte, hoje, no bairro, tem sido as kombis, que desempenham um papel importante na locomoção dos trabalhadores. Em se tratando de transporte público, o ônibus teria todos os motivos para aumentar sua frota para transitar em Vilar Carioca. Entretanto,o bairro se encontra urbanizado e com maior número de moradores residindo atualmente no local.

Os relatos dos moradores antigos

 O que mais o seu Gabino gosta de lembrar é das festas de São João:
        “Ah! As festas de São João... Eu me divertia muito! Soltava balão-garrafa, com um padre com a bíblia na mão. Era difícil brincar na rua porque a gente trabalhava muito. Mas lembro que eu e os rapazes do sítio fizemos um campinho de futebol com o gol feito com bambu, lá onde é o posto de saúde”.

        Para seu Gabino, o melhor de hoje é: “o asfalto, a praça, a infra estrutura. Antes, tinha muita lama”.Em relação ao ser humano, seu Gabino lembra que no seu tempo: “As pessoas respeitavam mais. As crianças passavam na rua e pediam a benção”. 

        Ele completa: “Às vezes, eu fico conversando com as crianças aqui da rua contando como eram as brincadeiras de bolinha de gude. Elas ficam me escutando e parece que gostam. É bom ensinar para as crianças as coisas certas, o caminho da vida. Se a gente explica para elas como se deve agir, as coisas de Deus, depois elas seguem o caminho, sozinhas. Hoje falta isso: falar de Deus para as crianças. Tem muita criança, e gente como nós adultos, que não sabe de Deus”. 

Neste sentido, o ônibus é visto pelos empresários somente por seu aspecto econômico. O que os empresários esquecem é que eles recebem incentivos do governo através de isenção de impostos na compra de seus veículos, exatamente por prestarem um serviço de utilidade pública. Todavia, este serviço é visto meramente como uma transação econômica privada e não como serviço público importante. 


                            PS. Adão Pereira Nunes Inaugurado em 1985



Antigamente, os problemas de saúde dos moradores de Vilar Carioca eram tratados da seguinte forma: “Quando a gente adoecia era de costume fazer remédio caseiro, com ervas. Não tinha Posto de saúde. A gente chamava o curandeiro ou Parteira e eles vinham a cavalo até nossas casas e nós pagávamos a consulta” (Sr. Gabino, 79 anos). 
 Hoje, em Vilar Carioca, existe apenas um Posto de Saúde para atender cerca de 20 mil moradores. Mas antes do Posto, os moradores não tinham nenhuma assistência médica. O hospital mais próximo era o Rocha Faria, que fica no centro de Campo Grande. Foi então que a comunidade reivindicou a construção de um Posto de saúde, o Adão Pereira Nunes.

O Posto de saúde Adão Pereira Nunes surgiu em novembro de 1985 e funciona na Rua Florestal, s/n., no horário de 8h. às 17h  com numero para atendimento das especialidades e desistências.

         

  Mas um Posto de Saúde é uma unidade básica de saúde que, como tal, trabalha somente com prevenção, promoção da saúde e atendimento a algumas doenças de nível básico. Os casos de emergência devem ser encaminhados a um hospital.

 O Posto Adão Pereira Nunes atende não só a comunidade de Vilar Carioca como também moradores da redondeza (Dicurana, Conjunto Cesário de Mello, Nova Canaã, Conjunto Icurana...).

                   A conversão de PS para PSF em Dezembro de 1999

O PSF Vilar Carioca surgiu em Dezembro de 1999 e funciona atualmente na Rua Florestal, s/n., no horário de 8h. Às 20h com pacientes previamente agendados.
   Porém a estratégia da Saúde é uma unidade básica que, como tal, trabalha somente com prevenção, promoção da saúde e atendimento a algumas doenças de nível básico. Os casos de emergência devem ser encaminhados aos UPAS 24 horas e os Hospitais. E o total de 5 equipes de trabalho identificadas antigamente por cores: Azul atual Vilage das Palmeiras, Vermelha atual Florestal, Verde atual Vitoria da Paz, Amarela atual Canaã, e Branca atual Realeza, que se reúnem semanalmente para traçar planos, programas e projetos para a comunidade. Cada equipe desenvolve seus programas/projetos (de Diabetes, Hipertensão, Vacinação e de Gestantes) orientados pela supervisão da CAP 5.2. 
A supervisão dá apoio quanto as informações sobre os projetos que cada equipe está desenvolvendo e o que precisa ser feito, e pede semanalmente um retorno (resultados) das equipes para saber se funcionou ou está funcionando na comunidade.
Em Dezembro de 1999 mudou-se a estratégia de atendimento. Foi então implantado um dos primeiros PSF da Zona Oeste, visando a melhoria no atendimento.
Muitos não aceitaram com facilidade, porem ao longo dos anos vem recebendo agradecimentos e elogios, por sua aproximação dos moradores e vínculos com as famílias.
 O PSF Vilar Carioca  atende não só a comunidade de Vilar Carioca como também moradores da redondeza (Dicurana, Conjunto Cesário de Mello, Casinhas I e II Parque Canaã, Conjunto Icurana, Travessa Augusta,Rua Luis Costa, Village das Palmeiras...). 

Entidades que temos no Vilar Carioca

vASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DO VILAR CARIOCA;
vASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DO VILAGE DAS  PALMEIRAS;
vASSOCIAÇÃO DAS CASINHAS;
vASSOCIAÇÃO DO PARQUE CANAÃ;
vIGREJA CATÓLICA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO;
vIGREJA BATISTA DO VILAR CARIOCA;
vIGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS;
vIGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA;
vIGREJA VIDA NOVA;
vINSTITUTO METODISTA ANA GONZAGA;
v CENTROS ESPIRITAS.

                                            ENTIDADES PÚBLICAS



ØCIEP– ENGENHEIRO WAGNER GASPAR EMERY
ØCIEP – ALBERTO CAVALCANTI
ØCRECHE VITÓRIA DA PAZ
ØEECOFE – ESCOLA DE ESPORTE CONSTRUINDO O FUTURO
ØCASA DE RECUPERAÇÃO NA IGREJA PRAÇA DO ZE BIRIBA – PASTOR ANDRÉ

O Vilar Carioca tem vida noturna....




O PSF Vilar Carioca
    
Suas áreas de abrangência eram divididas por cores, para melhor identificá-las, são por nomes.


Equipe Florestal antiga Vermelha
Equipe Vitória da Paz antiga Verde
Equipe Realeza antiga Branca
Equipe Village das Palmeiras antiga Azul
Equipe Canaã antiga Amarela

       Cada equipe tem turno de visita domiciliar com os técnicos e odontologia, para cobertura das famílias com mais necessidades de atenção e vigilância.
       Todas as equipes se reúnem semanalmente para traçar planos, programas e projetos para a comunidade. Cada equipe desenvolve seus programas/projetos (de diabetes, hipertensão, vacinação e de gestantes) orientados pela supervisão da CAP 5.2 
A supervisão dá apoio quanto as informações sobre os projetos que cada equipe está desenvolvendo e o que precisa ser feito, e pede semanalmente um retorno (resultados) das equipes para saber se funcionou ou está funcionando na comunidade.

Problemas e Dificuldades
As principais doenças diagnosticadas em Vilar Carioca são:

“No adulto, sem dúvida é a hipertensão arterial e diabetes.
 Na criança é a verminose, pediculose e problemas respiratórios devido ao saneamento básico.
A parte asfaltada de Vilar Carioca não tem muito tempo e as pessoas têm o hábito de higiene que não são adequados e acabam pegando verminose.
Quanto aos jovens, eles vêm pouco à unidade e quando vêm é porque estão se sentindo mal naquele momento. Às vezes é uma dor de cabeça ou alguma dor abdominal, mas nada específico.
Nas mulheres constatamos um atendimento maior em relação ao câncer de útero, principalmente na faixa etária mais nova, de 22-23 anos.
Antigamente isto era constatado em mulheres mais velhas, mas hoje, as mulheres estão começando a ter relações sexuais mais cedo, com um número maior de parceiros e aí acaba acarretando essas coisas”.


Os principais problemas enfrentados pelo Posto de saúde de Vilar Carioca:

 

"O Problema é a dificuldade de fixar profissionais aqui porque  o pessoal acha que é longe e tem a coisa das pessoas falarem que Vilar Carioca é um lugar Perigoso, e os usuários ameaçam os profissionais. E aí, para conseguir colocar um médico aqui é muito complicado.
Todos são contratados pela OS - IABAS.

Em 2010 foi feito recadastramento onde aumentou a população acompanhada. Então será necessário pelo menos mais 1 ACS em cada equipe, já que estamos com ACS com mais de 200 famílias." 

                                          Precariedades de nossas áreas










5 comentários:

  1. Todo poder ao povo: Panteras Negras em legítima defesa.

    Anônimo

    ResponderExcluir
  2. Sou cria daqui amo minha comunidade, forte abraço a todos os moradores.

    ResponderExcluir
  3. Esqueceu de Citar o médico Mito que atuava nesse posto de saúde, nosso saudoso Doutor Gentil. (In memorian)

    ResponderExcluir
  4. Uma região infestada d analfabeto metido à bandido e também com muitos baba - ovos d bandido

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3427-5903

Tecnologia do Blogger.