Como eu faço

Rio de Janeiro, 05 de Setembro de 2014.


Grupo da Cegonha Carioca com o Enfermeiro Francisco Ramos


                             

Postado por Andressa Reis

Rio de Janeiro, 06 de agosto de 2014.
Como eu faço...

Enfermeiro da Equipe Florestal- Francisco Ramos




    O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a principal causa de morte evitável no mundo. Diante desta realidade, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do câncer (INCA), organizaram o programa nacional de controle do tabagismo (PNCT). O programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes, visando à prevenção de doenças na população; através de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer e doença tabaco-relacionadas no país.



             


    O programa em nossa unidade foi implantado há 3 anos e desde então alcançamos favoráveis resultados. Realizamos grupos mensalmente que são divididos em 4 sessões em forma de roda de conversa, em que o profissional responsável faz um debate a dependência da nicotina e a dependência psicológica da substância, de maneira a compreender melhor o quadro de cada usuário; para assim estabelecer o melhor método de tratamento. Os grupos promovem um fortalecimento da discussão e dos benefícios de uma vida sem o tabaco cuidando o biopsicossocial do indivíduo.
    Muitos fumantes já tentaram parar de fumar porém, muitos desistiram pois se sentiram fracos. Entendendo a dificuldade e o perfil de cada paciente, introduz-se a medicação conforme a sua necessidade e adequação. Para o paciente que faz o acompanhamento com assiduidade cumprindo as orientações, a estimativa de término de tratamento é de 60 dias. O programa está aberto á usuários em qualquer faixa etária,  que queira coibir o uso de tabaco e obter uma vida mais saudável.
     Fiquem ligados nas próximas datas dos grupos, serão aceitas inscrições na unidade e pela internet na plataforma do Blog.  



" Pare de fumar! Escolha viver com saúde".
 Postado por ACS: Rosilaine Franco




Rio de janeiro, 28 de março de 2014.
Como eu faço...

Professora de Educação física- Kamilla Ventura

    A academia carioca do CMS Adão Pereira Nunes é um programa que tem um conceito ampliado de atividade física. A qual, desenvolve grupos de caminhada, atividades fisicas nos aparelhos da unidade, ginástica elaboral; aulas de alongamento e abdominal. Porém, o nosso projeto não se resume somente aos aparelhos. Realizamos também atividades enquanto o NASF, com grupos de reabilitação, alimentação saudável e grupos de idosos. As atividades são desenvolvidas de segunda a quinta de 7 ás 11h/ 15 ás 17h.


    Para participar do nosso projeto da Academia Carioca é necessário um encaminhamento da equipe médica ou NASF. Nosso público alvo são pacientes hipertensos, diabéticos, sobrepeso, obesos e usuários acima de 12 anos de idade. A sua inclusão no programa é muito importante para nós profissionais da ESF. 

Venham participar da Academia Carioca procure sua equipe médica.
"Para uma vida saudável, pratique exercícios físicos regularmente".


Postado por ACS Rosilaine Franco 




Rio de janeiro, 28 de janeiro de 2014.

Como eu faço...

Técnica de enfermagemLaís Matos




    Sendo a vacinação uma ação prioritária na nossa unidade CMS Adão Pereira Nunes, a técnica de enfermagem Laís Matos da equipe Vitória da Paz, desempenhou hoje, o atendimento na sala de imunização que aconteceu de forma organizada; com um fluxo muito bom de pacientes. Em maioria crianças, para atualização da caderneta de vacina.

    Já que, as nossas equipes, trabalham com busca ativa de cadernetas que estejam com vacinas em atraso. Também visando manter em atualização do espelho do cartão no prontuário eletônico, caso ocorra algum acidente e o paciente não perca a validade das vacinas já aplicadas. A unidade disponibiliza vacinas para hepatite b, poliomielite, antitetânica, tríplice viral, rotavírus, entre outras. Que são conservadas devidamente á garantir a qualidade da medicação até o momento da sua manipulação. Todo o material utilizado são contabilizados e reabastecidos ao final do dia e as vacinas utilizadas, são registradas em um mapa diário de doses aplicadas de imunológicos.
Mantenha as vacinas em dia é uma forma segura e eficaz de levar o sistema imunológico a desenvolver defesas contra determinadas doenças sem que represente contaminação e risco à saúde.



Postado por ACS Rosilaine Franco






O atendimento domiciliar aponta para uma avaliação das práticas de saúde para além dos muros da unidade de saúde, deslocando assim, o olhar do profissional para o domicílio das  famílias em nossa comunidade nas quais as práticas estão enraizadas.

     A atenção às famílias é o objetivo da visita domiciliar, sendo entendidas todas as  famílias, como entidade influenciadora no processo de adoecer ( ficar doente) dos indivíduos os quais são regidos pelas relações como meio (comunidade) e com as pessoas.
      
       A visita domiciliar respeita e atende aos princípios do SUS, como os princípios da ética da saúde, o acesso universal para a assistência e o acolhimento, considerando o usuário em sua integralidade bio-psico-social, a criação de vínculo entre os profissionais  e os usuários, além da responsabilidade profissional, garantindo respostas resolutivas aos problemas do usuário.

Esta atividade deve ser realizada por todos os profissionais da equipe!



Postado por Andressa Reis

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3427-5903

Tecnologia do Blogger.