CMS Adão Pereira Nunes

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23056-060 | ☎ Telefone: (21) 3427-5903
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h -
Diretor: André Luiz da Silva dos Santos | CNES 2270323 - ESF: 04 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Está provado que envelhecer bem é o prêmio de quem começa a se cuidar mais cedo

Está provado que envelhecer bem é o prêmio de quem começa a se cuidar mais cedo

A linha da vida dos 20 aos 40 anos




Estresse
É recomendável fazer uma avaliação psicológica para reduzir os graus de ansiedade, depressão e estresse.



Álcool 
Depois dos porres na adolescência, o adulto precisa aprender a conviver com a bebida sem cometer exageros. Demora para acontecer, mas, segundo pesquisas, um em dez adolescentes que bebem se tornará alcoólatra.


 Check-up

Hora de avaliar os riscos de obesidade e hipertensão. como o risco de ter câncer de mama e de colo de útero crescer, as mulheres devem fazer mamografia e papanicolau.




Cérebro

Queixas de memorias nessa faixa de idade não costumam ter relação com alterações neurológicas estar sendo provocado por estresse, ansiedade ou depressão.

Hormônios

Começa a queda das taxas de testosterona (no homem) e estrogênio (na mulher). Apesar de ser cedo para fazer reposição hormonal, médico e paciente podem discutir essa possibilidade caso a caso.

Execícios aeróbicos

São essenciais para aumentar a capacidade cardiovascular e combater a gordura abdominal, que se acumula nos homens e nas mulheres. Nessas duas décadas de vida, cada pessoa engorda, em média, 8 quilos.

Vida Perdida
Quantos anos de vida as pessoas perdem por ser fumantes ou obesas - em relação ás que não são
                                                                               Homens                      Mulheres
Acima do peso                                                             3                                  3
Fumantes não-obesos                                                   5,8                               7,1
Fumantes obesos                                                          13,7                             13,,
Fonte: Universadade de Groningen/Holanda


A linha da Vida dos 40 aos 60 anos

Ossos

A redução da massa muscular e dos hormônios provoca a perda da densidade óssea. Na mulher, o processo começa aos 40 anos. No homem, aos 50. Alimentação rica em cálcio, doses diárias de vitamina D  e um pouco de exposição ao sol reduzem o risco de osteoporose.

Musculação

A partir desta faixa não adianta só andar ou correr. A pessoa perde 200 gramas de massa muscular por ano e ganha 600 gramas de gordura. Exercícios com pesos combatem a perda muscular.

Visão

É difícil escapar dos óculos de leitura a partir desta fase. Menos elástico, o cristalino perde a capacidade de focalizar os objetos próximos.

Alimentação

O excesso de peso atinge 40% dos adultos. É a hora de procurar o nutricionista e fazer reeducação alimentar.





Check-up

Além dos exames para detectar riscos de infarto, são indicados os de artrose, osteoporose, danos na coluna,função renal e da tireoide. Os homens devem fazer um exame anual para checar problemas na próstata  Também é preciso fazer dosagem de vitaminas e ácido fólico, cuja escassez compromete a saúde.

Exercícios

Alongamento, ioga ou RPG são bem-vindos porque corrigem problemas de postura.

Estética

Além de usar protetor solar é preciso passar algum tipo de hidratante na pele para combater o ressecamento provocado pela queda progressiva da produção de hormônios.

Auto-estima

Acrise da meia-idade atormenta homens e mulheres. Sinais de envelhecimento, mudanças hormonais, crise profissional e problemas no  casamento podem comprometer o equilíbrio emocional. Pode ser o caso de uma terapia.

Coração

Mais da metade dos brasileiros que morrem por problemas no coração tem menos de 55 anos. Má alimentação, sedentarismo e estresse provocam lesões nas artérias, diminuindo o fluxo sanguíneo. Quem nunca fez exercícios reduz teores de colesterol e diminui a pressão andando por meia hora três dias na semana.

Sexo

A idade não causa impotência, mas diminui o apetite sexual. O homem passa a ter ereções menos vigorosas. Atividade física e remédios melhoram o fluxo cardiovascular. A mulher sofre com ressecamento vaginal. A saída são lubrificantes e exercícios que estimulam a musculatura da região.

Cabelos

Nascem menos fios e eles demoram mais para crescer. Remédios antiqueda e implantes amenizam um problema que costuma abalar a auto-estima masculina.

Dentes

O esmalte tende a amarelar e os ossos que sustentam os dentes enfraquecem. É necessário  ir ao dentista a cada seis meses para remover a placa bacteriana e passar flúor. Afinal, novas cáries podem levar à perda definitiva dos dentes e são uma porta para infecções.

Estética

Os médicos indicam certos procedimentos estéticos que preservam a auto-estima, apesar de as mudanças na aparência não serem um problema de saúde. pode ser a hora de fazer um lifting no rosto e uma plástica para tirar as bolsas na região das pálpebras.

A linha da Vida dos 60 em diante

Pulmão

As paredes do órgão afinam-se e ele perde capacidade de oxigenar o sangue. Aos 70 anos, o homem preserva apenas metade da capacidade respiratória que tinha aos 20 anos.

Vacinas

Apesar de serem indicadas em qualquer idade, as vacinas contra gripe e pneumonia são  especialmente recomendadas a partir dos 65 anos. Com o pulmão mais fraco, qualquer gripe vira um risco para a saúde.

Exercícios

deve-se fazer, sem exageros, um pouco de tudo. caminhadas e hidroginástica mantêm a capacidade cardiovascular. Musculação fortalece os ossos. Alongamentos preservam a flexibilidade. A novidade desta fase são os exercícios para manter o equilíbrio, como tai chi chuan.

Alimentação

Como a digestão é mais lenta, o ideal é comer pouco, ao longo do dia. Não se deve deixar de comer carne e alimentos mais sólidos para estimular a mastigação e o funcionamento dos  dentes.

Pele

O dermatologista deve ser procurando uma vez por ano para tirar caroços e manchas que podem virar tumor. É preciso usar cremes contra a coceira provocada pelo ressecamento natural da pele.

Sono

Com o sono mais superficial, muitos tomam pílulas para dormir. Fazer atividade física e evitar cochilos diurnos contribuem para uma boa noite de sono.





Depressão

Atinge 15% das pessoas com mais de 60 anos. Os filhos saem de casa e as mulheres passam pela chamada síndrome do ninho vazio. Quem viveu para o trabalho pode deprimir-se com a aposentadoria. Até os 70 anos, 27% dos homens e 45% das mulheres te pelo menos um episódio de depressão.


Cérebro

Diminui a capacidade de atenção e de realizar várias atividades ao mesmo tempo. A perda de acetilcolina, substância fundamental para a transmissão de mensagens, explica os lapsos de memória. Deve-se manter a atividade intelectual e diversificar os interesses para evitar a atrofia dos neurônios.

Programa Cegonha Carioca amplia e qualifica atendimento às gestantes

Programa Cegonha Carioca amplia e qualifica atendimento às gestantes

Montage créé avec bloggif


É uma iniciativa, que deverá reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar a realização do pré-natal nas Unidades de Saúde, toda grávida que faz pré-natal em nossa unidade será contemplada com esta nova proposta. Onde cada uma será encaminhada para visitar a maternidade, e ao termino da visita recebera de presente o Enxoval da Cegonha Carioca.


Atenção Gestante do CMS Vilar Carioca

As inscrições são feitas toda 2ª feira pela Administrativa Jéssica que recebe das Enfermeiras todos os dados necessários pra inseri-las no Programa Cegonha Carioca, onde  3 gestantes são encaminhadas por semana para o programa , a maternidade de referencia nossa sempre será  Hospital Estadual Rocha Farias, exceto se ocorrer algum problema de lotação, mas as gestantes poderão ficar tranquila que a ambulância estará preparada para removê-la para a maternidade mais próxima com total tranquilidade.

Quando a gestante estiver na hora do parto, deverá ligar para 2599-4744 (disponível 24 horas) que a ambulância ira buscá-la em casa.
Na Maternidade, a gestante será recebida por uma equipe treinada e acolhedora, que irá acompanhá-la durante toda a sua permanência na unidade. Ela também tem o direito de escolher um (a) acompanhante para ficar ao seu lado durante esse momento tão especial. (Lei Federal Nº 11.108, de 7 de Abril de 2005.)











terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Caminha contra Dengue

Caminha contra Dengue


             Toda 1ª sexta - feira de cada mês apartir das 9:00 horas da manhã, realizamos a caminhada contra a DENGUE. Onde orientamos os moradores sobre os cuidados preventivos no combate da proliferação do mosquito. Cada equipe realiza busca intensiva na sua área de possíveis casos, para fazer o bloqueio junto sempre dos AVS para orientar e intervir quando se fizer necessário.
Venha e participe de mais esta Ação da Saúde!!!!

Só com a prevenção conseguiremos acabar com a dengue, multiplique está idéia.....



Grupo Sara Parceiros da Comunidade

Grupo Sara Parceiros da Comunidade


Olá blogueiros, começamos agora uma série de vídeos informativos de nossas atividades e parcerias, a fim de deixá-los por dentro de tudo que ocorrer nesta esfera da saúde em ação na comunidade Vilar Carioca.
Hoje entrevistamos a professora Neuca Menezes Diretora /Presidente do Grupo Sara que está trazendo pra nossa comunidade cultura e lazer, nos Projetos Roda de Crianças e Programa Sávio Neves de Esportes.  Este Projeto visa a melhor qualidade de vida, auto - estima , integração social
Definição do Grupo Sara: Sociedade de Apoio e Recuperação das Artes, formou-se em 2007, a partir da liderança, altruísmo e amor à arte de Neuca  Menezes. Um dos principais objetivos do grupo é incentivar jovens artistas a continuarem na luta por uma vida na arte. Os artistas do SARA são talentosos e determinados. Alguns abandonaram empregos e “pseudo-estabilidade” para irem atrás de um sonho, todos movidos pela paixão pelo teatro, pela dança e por uma esperança única de mudança social promovida pela Cultura. Mas, como sabemos a Cultura ainda é vista como supérfluo. O Grupo Sara tem o desejo de construir um programa em que a arte seja o meio e fim para o desenvolvimento humano em toda a sua plenitude.






UNIDADES BÁSICAS


CAPS PROFETA GENTILEZA
Est. de Inhoaíba, 849 - Inhoaíba
Tel: 3155-7057
e-mail: capsgentileza@rio.rj.gov.br



CMS BELIZÁRIO PENNA
Rua Franklim, 29 - São Claudio
Tels: 3394-3862 / 3407-9209
e-mail: cmsbpenna@rio.rj.gov.br

POL CARLOS ALBERTO NASCIMENTO
Pça Major Vieira de Melo, s/n - Comari
Tels: 3394-0934 / 3403-0513 / 3394-1982 / 3394-0615
e-mail: pamcanascimento@rio.rj.gov.br

CMS ALVIMAR DE CARVALHO
Rua Soldado Eliseu Hipolito, s/n - Pedra de Guaratiba
Tels: 2417-7369 / 3404-7799 / 3313-3111
e-mail: psacarvalho@rio.rj.gov.br

CMS EDGARD MAGALHÃES GOMES
Pça Filomena Carlos Magno, s/n - Inhoaíba
Tels: 3377-2813 / 3377-2850
e-mail: psemgomes@rio.rj.gov.br
http://smsdc-cms-edgarmagalhaes.blogspot.com/

CMS GARFIELD DE ALMEIDA
Rua Gal. Paulo de Oliveira, 226 - Rio da Prata
Tels: 3394-0860 / 3405-1232
e-mail: psgalmeida@rio.rj.gov.br

CMS MANOEL DE ABREU
Rua Noe Gualberto, s/n - Santíssimo
Tels: 3403-0971 / 3399-3265

CMS WOODROW PIMENTEL PANTOJA
Est. do Magarça, 4.435 - Jardim Maravilha
Tels: 2394-8360 / 3316-3247
e-mail: pamcanascimento@rio.rj.gov.br

CMS MARIO RODRIGUES CID
Rua Maturéia, s/n - Santa Margarida
Tels: 3402-4261 / 3402-4179
e-mail: psmrcid@rio.rj.gov.br
http://smsdc-esf-mariorodriguescid.blogspot.com

CMS MARIO VITOR DE ASSIS PACHECO
Av. Cesário de Melo, 5.580 - São Jorge
Tels: 3394-3989 / 3394-3361 / 3394-3842
e-mail: psmvapacheco@rio.rj.gov.br

CMS OSWALDO VILLELA
Rua Jomar Mendes de Melo, s/n -Pedregoso
Tels: 3407-2799 / 3406-4795
e-mail: psovillela@rio.rj.gov.br

CMS PEDRO NAVA
Rua do Pernanbucano, s/n - Mendanha
Tels: 3155-8419 / 3364-0371 / 3394-2297
e-mail: pspnava@rio.rj.gov.br
http://smsdc-cms-pedronava.blogspot.com/



UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

CMS ILHA DE GUARATIBA
Est. Burle Marx, s/n - Ilha de Guaratiba
Tel: 3427-3148 / 3427-5907
e-mail: gerenteig@gmail.com
http://smsdc-psf-ilhadeguaratiba.blogspot.com



CMS FAZENDA MODELO
Est. do Mato Alto, 5.609 - Fazenda Modelo
Tel: 3108-0208 / 3108-0629
e-mail: gerentefam@gmail.com
http://smsdc-psf-fazmodelo.blogspot.com/

CMS BARRA DE GUARATIBA
Est. Burle Marx, 9.748 - Ilha de Guaratiba
Tel: 3427-8562 / 3427-5581
e-mail: gerentebg@gmail.com
http://smsdc-usf-barradeguaratiba.blogspot.com

CMS VILAR CARIOCA
Rua Florestal, s/n - Vilar Carioca
Tels: 3394-5207
e-mail: gerentevcarioca@gmail.com
http://smsdc-psf-vcarioca.blogspot.com/

CMS ANA GONZAGA
Pça João Wesley, 07 - Campo Grande
Tels: 3394-2034
e-mail: gerenteag@gmail.com
http://smsdc-psf-anagonzaga.blogspot.com

CMS JARDIM ANÁPOLIS
Rua França Leite, 126 - Cosmos
Tels: 3394-2235
e-mail: gerenteja@gmail.com
http://smsdc-cms-jardimanapolis.blogspot.com/

CMS LARGO DO CORREIA
Rua Gal Pessoa Cavalcante, 370 - Largo do Correia
Tels: 3551-5708
e-mail: gerentelgoc@gmail.com
http://smsdc-psf-largodocorrea.blogspot.com/

CMS NOVA CIDADE
Pça Filomena Carlos Magno. s/n - Inhoaíba
Tels: 3364-5908 / 3364-7330
e-mail: gerentenc@gmail.com
http://smsdc-cms-edgarmagalhaes.blogspot.com/


CMS SANTA MARGARIDA I
Rua Maturéia, s/n - Santa Margarida
Tels: 3364-6341
e-mail: gerentesm1@gmail.com
http://smsdc-esf-mariorodriguescid.blogspot.com/


CMS VILA DO CÉU
Rua Guarujá, 69 - Vila do Céu
e-mail: gerentevc@gmail.com
http://smsdc-psf-viladoceu.blogspot.com

CMS VILA SÃO JORGE
Rua Projetada, casa 02 - Cosmos
Tels: 3409-0349
e-mail: gerentevsj@gmail.com
http://smsdc-cms-vilasaojorge.blogspot.com/

CMS MENDANHA
Rua do Pernambucano, s/n - Campo Grande
Tels: 3155-8419 / 3364-0371
e-mail: gerentemend@gmail.com
http://smsdc-cms-pedronava.blogspot.com/

PAC'S AGUIAR TORRES
Pça Filomena Carlos Magno. s/n - Inhoaíba
Tels: 3364-5908 / 3364-7330
e-mail: pacsaguiartorres@gmail.com
http://smsdc-psf-aguiartorres.blogspot.com/

PAC'S JARDIM MARAVILHA
Est. do Magarça, 4.435 - Jardim Maravilha
Tels: 2394-8360 / 3316-3247
e-mail: pacsjm@gmail.com
http://smsdc-pacs-jdmaravilha.blogspot.com/

PAC'S MANGUEIRAL
Rua Iturbides Esteves, s/n - Comari
Tels: 2412-4310
e-mail: pacsmangueiralcomari@gmail.com
http://smsdc-psf-mangueiral.blogspot.com/



CLÍNICA DA FAMÍLIA DR. HANS JURGEN FERNANDO DOHMAN
Est. do Piaí, s/n - Pedra de Guaratiba
e-mail: gerentecf.hjfd@gmail.com
http://smsdc-cf-hansfernandodohmann.blogspot.com

CLÍNICA DA FAMÍLIA DR. JOSÉ DE PAULA LOPES PONTES
Rua Jaburú, s/n - Jardim Maravilha
e-mail: gerentecf.jplp@gmail.com
http://smsdc-cfdrjosedepaulapontes.blogspot.com

CLÍNICA DA FAMÍLIA DR. DALMIR DE ABREU SALGADO
Est. do Magarça, 1.831 - Jardim Maravilha
Tels: 2509-1974
e-mail: gerentecfdas@gmail.com
http://smsdc-clinicadafamíliamagarca.blogspot.com

CLÍNICA DA FAMÍLIA DR. DAVID CAPISTRANO FILHO
Av. Cesário de Melo, s/n - Campo Grande
e-mail: gerentecfdcf@gmail.com
http://smsdc-cfdavidcapistranofilho.blogspot.com


CLÍNICA DA FAMÍLIA DR. ROGÉRIO ROCCO
Est. do Encanamento, s/n - Inhoaíba
e-mail: gerentecfsm2@gmail.com
http://smsdc-cf-rogeriorocco.blogspot.com

CLÍNICA DA FAMÍLIA DR. ALKINDAR SOARES PEREIRA FILHO
Est. da Pedra, s/n - Pedra de Guaratiba
e-mail: gerentecm@gmail.com
http://smsdc-cfalkindarsoarespereira.blogspot.com

Inter consultas com NASF

Inter consultas com NASF




Grupo de Inter consulta com Psicologo Edmilson e Enfermeira Cristina Santiago, publico alvo crianças hiperativas e seus pais da  equipe Vitória da Paz.




Inter consultas com NASF

Inter consultas com NASF


 Consultas individualizadas realizadas pelos profissionais NASF para avaliação configurando-se como primeiro contato com usuário. As consultas serão subsídios para discussões e/ou elaborações de projetos/condutas terapêuticas futuras em conjunto com a ESF.


 O apoio matricial é um arranjo técnico-assistencial que visa a ampliação da clínica das equipes de ESF superando a lógica de encaminhamentos indiscriminados para uma lógica de co-responsabilização entre as equipes da ESF e NASF, pretendendo uma maior resolutividade da assistência a 
saúde. São ações de suporte às equipes de Saúde da Família.

 Atividades coletivas de média a longa duração com identidade e vínculo entre os seus participantes. Ex. grupos de idosos, mães, teatro, etc.

 Atividades coletivas cujo objetivo é a produção de determinado produto ou processo com finalidades terapêuticas ou pedagógicas, onde os participantes não necessariamente possuem identidade grupal.

 Atividades coletivas de curta duração de caráter informativo/orientador de assuntos gerais sobre temas relacionados à saúde.

 Espaços privilegiados de tomadas de decisões que sejam referentes ao processo de trabalho, atividades de planejamento e avaliação em saúde, etc. Exemplos: Reuniões entre o NASF e o NASF, NASF e gestores municipais ou trabalhadores de saúde (vigilância a saúde, Coordenação de 
Atenção Básica,etc), NASF com a Associação de moradores, etc. 















Hoje foi realizado grupos com a Odontologia e a Nutricionista, onde foi falado sobre alimentação saudável, higiene oral e saúde bucal. Onde oferecemos aos assistidos  kits odontológicos , realizamos avaliação bucal, pesagem e acompanhamento de estado nutricional de cada individuo, com a orientação da nutricionista Carla.
Participantes do grupo: (NASF) Nutricionista Carla, CD Sandro Neves, ASB Tiago, ASB Andressa e TSB Nelson.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Grupo de Tabagismo

Grupo de Tabagismo

Livre-se do cigarro, pouco a pouco, você construiu o ser fumante.
Da mesma forma, você construirá o fumante controlado .
Em seguida, você construirá o ser livre do vício .
Passo a passo, esta é a solução !

Venha e participe do nosso grupo de tabagismo 
inscrições toda 3ª apartir das 9:00hs 
Falar com: Bruno Pereira , Enf. Cristina Santiago ou 
Dr. Marcella Ribeiro

Reunião do corpo de gestores

Reunião do corpo de gestores

Monica Gerente Tec. Rogerio Rocco
Aline Donato Gerente Tec. Adão Pereira Nunes
Fernanda Von Gerente tec. Ana Gonzaga
Ricardo Gerente Tec. Jardim Anápolis




 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Campanha salve vidas doe sangue

Campanha salve vidas doe sangue

COLETA MÓVEL



O HEMORIO realiza coletas móveis em universidades, empresas , igrejas, serviços de saúde, associações etc. O objetivo da coleta móvel é facilitar a aproximação do doador à doação de sangue.
Como agendar uma coleta móvel?
A solicitação de agendamento é feita pelo telefone 2332-8611 r: 2255 ou pelo e-mail coleta.externa@hemorio.rj.gov.br.
Um profissional do HEMORIO marca uma visita ao local para avaliar as instalações, se houver um espaço adequado para a coleta ela é agendada e inicia-se então o processo de sensibilização do público alvo para a doação de sangue.



Como é feita a sensibilização da comunidade?
Os profissionais do HEMORIO - captadores - realizam palestras sobre o processo de doação de sangue, esclarecem dúvidas e distribuem material educativo e informativo. Lideranças da comunidade encarregam-se da divulgação e multiplicação das informações.








Infográfico

4 Equipe de Saúde
em nossa unidade.
1,293,607 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
9.576 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3427-5903

Tecnologia do Blogger.